Em pé: Sr. Elo, presidente Nelson Geraidine, Tonhão, Edgar, Espíndola, Scillas, Carlinhos, Padeiro, Moacyr, Mizinho, Mão de Onça, diretor, diretor, Sebastião Alves; Agachados: Massagista, Waldiy, Edy, Zé Carlos, Russo, Xavier e Oraci
A competição reuniu quatorze equipes que se enfrentaram em formato "todos contra todos" em dois turnos. Em 26 partidas no total, o Barra Mansa comandado pelo técnico Geraldo Maximiano Alves acumulou 17 vitórias, 6 empates e 3 derrotas; marcou 68 gols e sofreu 33.
As vitórias mais importantes, com certeza, foram diante dos rivais Central e Royal na casa dos adversários. No dia 19 de novembro de 1953, o Leão do Sul foi até Barra do Piraí e empreendeu uma sonora goleada de 4 a 0 sobre o Central. Na semana seguinte (6 de dezembro), o Barra Mansa visitou o Royal e venceu por 2 a 1.
A competição marcou também o primeiro encontro profissional entre as duas equipes barra-mansenses Barra Mansa e Siderantim. O Leão do Sul levou a melhor nos dois confrontos: 2 a 0 em 24 de maio de 1953 (com dois gols de Russo) e 2 a 1 no dia 31 de janeiro de 1954.
Meses depois, o Barra Mansa ainda conquistaria o Supercampeonato Fluminense desbancando o Goytacaz - campeão da zona campista - e o Fonseca - campeão da zona niteroiense -, desta vez sob o comando técnico de Sebastião Alves.
Obs.: Vale lembrar que, até 1960, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil e não fazia parte do estado do Rio de Janeiro. Desse modo, na época, as equipes do interior do Rio de Janeiro disputavam o Campeonato Fluminense - uma competição do estado do Rio de Janeiro; e as equipes cariocas disputavam o Campeonato Carioca - uma competição do Distrito Federal.
# Campanha do Barra Mansa campeão fluminense de 1953
# Jornal carioca noticiando a conquista do Barra Mansa:
Por Diogo de Oliveira Paula
2 comentários:
Boa tarde...
Pra ganhar nota 11, faltou acescalacao do time. O 4estante jota 10, perfeito...
Tilel.
Escalacao#
Restante#
Nota#
Postar um comentário