sábado, 12 de setembro de 2015

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte XV (1981 a 1990)

Time do Barra Mansa de agosto de 1982.
1981 – O Barra Mansa Futebol Clube chegou a trabalhar para se inscrever na Terceira Divisão do Campeonato Carioca. Seria a primeira vez que o clube disputaria uma competição promovida pela FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), já que a antiga Federação Fluminense de Futebol estava extinta há 2 anos. Mas o projeto não foi para frente e viu o outro time da cidade – o Esporte Clube Siderantim – seguir o caminho do profissionalismo.

1982 – Após um ano sem disputar qualquer tipo de competição, o Barra Mansa confirma participação no campeonato da cidade. Em amistoso preparatório para o torneio, o Leão do Sul venceu por 1 a 0 o forte Minas, com gol de Vaguinho, e, como destacou o jornal “A Voz da Cidade”, de 24 de agosto de 1982, o Minas estava invicto há 18 jogos. O Barra Mansa fez uma boa primeira fase na copa da cidade, iniciando com vitória sobre o Atlético Barbará e chegando à classificação para a fase seguinte. Na semifinal, o Leão do Sul foi derrotado por 3 a 1 pelo Goiabal, equipe esta que se tornaria a campeã municipal de 1982.

1983 – O Barra Mansa disputa novamente o campeonato da cidade, obtendo uma campanha muito fraca, com direito a uma derrota de 8 a 2 a favor da equipe do Cisne Branco. Nos bastidores, o clube foi obrigado pela justiça a retomar a posse do estádio Esperidião Geraidine para a Santa Casa de Barra Mansa. Na época, a prefeitura conseguiu intermediar com sucesso a manutenção de parte do terreno para o clube e, não obstante, ao final do ano, a câmara aprovou a doação de um terreno no bairro Colônia Santo Antônio para a construção de um novo estádio para o Leão do Sul.

1984/1990 – Esse intervalo de 7 anos foi um período de inatividade do Barra Mansa Futebol Clube. Apenas os veteranos, por iniciativa dos próprios atletas, reuniam-se para partidas amistosas. A Liga Desportiva Barramansense (LDB) sempre enviava convites para a participação do clube no campeonato da cidade, porém os dirigentes do Barra Mansa sempre recusavam com a justificativa de que todo o foco estava para a construção do novo estádio. E, de fato, nesse longo período sem atividade, o Leão do Sul enfim conseguiu ter novamente um estádio que, entre os anos de 1988 a 1990, foi construído com muita dificuldade e graças ao empenho dos dirigentes, dos sócios contribuintes e do prefeito da época. Nos bastidores, já se comentava muito sobre a volta das atividades do futebol do Barra Mansa no ano de 1991.

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte I (ano 1915)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte XIV (1976 a 1980)

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte XVI (1991 a 1995)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: