quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Craque do Barra Mansa, Odir lembra passado de fortes elencos e títulos conquistados pelo clube

Entre os grandes craques que vestiram as cores azul e branco do Barra Mansa Futebol Clube, não se pode esquecer do meia Odir Ramos Bastos. Dono de uma habilidade invejável, o atleta, que hoje é aposentado após anos trabalhando na Companhia Siderúrgica Nacional, ficou marcado pelas belas atuações e por marcar muitos gols pelo Leão do Sul.

Odir concedeu uma interessante entrevista ao Blog do Barra Mansa com o propósito de relembrar seu início no clube, bem como sua vitoriosa passagem pelo Leão do Sul entre os anos de 1961 a 1968.

O início na cidade de Barra Mansa e no clube
"O meu início em Barra Mansa foi no ano de 1961, quando fui passar férias na casa do meu tio, que veio para Barra Mansa assumir uma gerência e eu vim fazer companhia para ele. Como era fanático por futebol, ele me levou para fazer teste e aí eu fiquei, me ingressei no Barra Mansa. Na época, meu objetivo maior era trabalhar. Fiz concurso para CSN, passei e comecei a trabalhar lá em 1961. E a partir daí comecei a jogar futebol pelo Barra Mansa.
Barra Mansa de 1965; Odir é o penúltimo agachado

A trajetória no Barra Mansa
"Sobre o período que joguei no Barra Mansa, posso considerar que foi uma trajetória vitoriosa. Participamos de campeonatos que, na época, eram considerados muito importantes pela dimensão que tinham. Fomos campeões da Copa Vale do Paraíba em 1965 e 1967. Participamos do campeonato estadual, que considero extremamente desgastante, com viagens longas. Foi um período muito saudável, que eu me dediquei muito pelo clube e parece que a cidade se identificou muito comigo também. Então foi um casamento perfeito".

O fim da carreira como jogador profissional
"Chegou uma hora que eu quis parar. E sabendo que não seria fácil, a forma que achei que poderia parar, sem traumas, foi jogar uma temporada no Royal, de Barra do Piraí, em 1968, quando encerrei minha carreira. Pode parecer um absurdo, mas fiz isso porque eu queria casar. Estou feliz, tanto que neste mês de dezembro eu e minha esposa estamos comemorando 49 anos de casados".

O jogo inesquecível
"O jogo mais marcante foi exatamente o de Cabo Frio. Não digo pelo jogo, mas pelos acontecimentos que ocorreram fora e dentro de campo. Isso foi uma coisa que eu não consigo esquecer. De alegria foi que, apesar de tudo o que ocorreu, nós terminamos campeões". (Odir se refere à partida realizada no dia 7 de julho de 1963, quando o time de Cabo Frio recebeu o Barra Mansa pelo Campeonato Fluminense de Seleções e a recepção da torcida cabofriense foi muito hostil com os atletas)

Um time inesquecível
"Muito difícil definir um time. Joguei com jogadores como Sargento, Tarugo, Luizinho e depois veio o Ênio, vieram Canário e Joãozinho do Vasco, o Carangola. Times que sempre entravam em campo para ganhar e, por isso era fácil entrosar, pois o jogo fluía".
Odir é o terceiro em pé na Seleção de Barra Mansa de 1963
A grande rivalidade com o Barra Mansa
"Naquela época, os entreveiros sempre aconteciam, pois não se pensava em proteção como se pensa hoje. Considerando rivalidade de clube, eu acho o Royal. Atletas do Royal e do Central sempre dizem que a maior pedreira era jogar contra o Barra Mansa".
Odir atuou pelo Sport de Juiz de Fora; pela Seleção de Minas Gerais (conquistando o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 1960); pela Seleção de Barra Mansa (conquistando o título de campeão estadual do Rio de Janeiro de 1962); pelo Barra Mansa Futebol Clube (sendo campeão da Copa Vale do Paraíba nas edições de 1965 e 1967); e pelo Royal de Barra do Piraí.

Por Diogo de Oliveira Paula
Colaboração de Gino Lopes 

10 comentários:

Gino Lopes disse...

Foi um.momento inesquecível essa oportunidade dessas horas junto com o Odir
Relembrar momentos fantástico do nosso barra mansa.
Parabéns Diogo

Unknown disse...

Meu eterno ídolo!!!! Pessoa fantástica! Tem um amor imenso pelo Barra Mansa até hoje!

Fabio Bastos disse...

Orgulho imenso do meu pai!! Exemplo de jogador, amigo, pai. Parabéns pela matéria em mostrar um pouco dessa história de vida tão maravilhosa. Tem um amor enorme por Barra Mansa!

Unknown disse...

Fui testemunha dessa trajetória, seu tio citado era meu pai. Como gostava e também jogava futebol, Odyr, primo mais velho, foi modelo para mim. Entre os craques talvez tenha se esquecido de Aladim, que se tornou um grande profissional, com quem joguei nos juvenis e aquele centroavante que veio do Royal, acho que Maurino.
Mas além do atleta que foi é um ser humano de muitas virtudes e um excelente pai de família!

Unknown disse...


Foi meu esse comentário!
rsrsrsrs

Unknown disse...


Paulo Érico Ramos de Oliveira. (saiu como desconhecido)
rsrsrsrs

Mauro Moreira disse...

Resido em São José dos Campos - SP há 43 anos, antes em Cruzeiro-SP.Sou filho da minha querida Paraíba do Sul-RJ, onde vou sempre, pois lá reside minha irmã e meus sobrinhos. Lá repousam meus amados pais e meu amado avô e avó e tios. Gostaria que confirmassem se Odir também é filho de Paraíba do Sul. O blog não informa. Meu irmão Maury, que também jogava futebol muito bem e atuou por muito tempo no futebol amador de Cruzeiro-SP, sempre comentava comigo sobre Odir, afirmando sempre que Odir era um cracasso de bola e que jogou com ele no juvenil do Riachuelo de Paraíba do Sul, juntamente com outro cracasso, Nuninho, que depois se tornou Dr. Nuno Soares Vaz, juiz de direito Comentava sobre outros amigos que também jogavam muito bem, eram craques. Tive a oportunidade de conhecer um outro jogador da época de juvenil do grupo, cujo nome me fugiu, mas que me lembro, era professor universitário em Petrópolis. Poderiam conferir essas informações com Odir? Pela dimensão de Odir no futebol de Barra Mansa e região, creio que mereceria uma entrevista mais abrangente, retroagindo no tempo em que ele realmente começou no futebol e se realmente o início se deu em Paraíba do Sul.
Desde já, agradeço pela atenção que a mim for dispensada.
Mauro Rubem de Paiva Moreira
São José dos Campos - SP

Diogo de Oliveira Paula disse...

Mauro, sim.. ele jogou pelo Riachuelo, de Paraíba do Sul, no início da carreira.. mas não foi profissionalmente.

Mauro Moreira disse...

Obrigado, caro Diogo de Oliveira Paula.
Essa informação foi muito importante para mim.
Sou nascido em Paraíba do Sul, cidade vizinha a Barra Mansa.
Sempre tive o desejo de confirmar se meu irmão Maury, que nunca, jamais, se esqueceu dele, Odyr, como amigo e sempre referindo a ele como um extraordinário jogador de futebol, jogaram juntos pelo Riachuelo de Paraíba do Sul, e agora, caro Diogo, você confirma esse fato..
Sei que Odyr não atuou como profissional em Paraíba do Sul, pois eram na época, ele, Odir, e meu irmão Maury, juvenis do Riachuelo de Paraíba do Sul.
Gostaria muito de se pudessem indicar a data que Odyr jogou no Riachuelo de Paraíba do Sul.
Meu irmão Maury, amigo de Odyr na juventude de futebol do Riachuelo de Paraíba do Sul, faleceu em São Paulo, capital, em 08 de dezembro de 2012, onde residem sua filha, enfermeira, seu genro, médico e seu neto e neta, ambos médicos.
Deixou uma lacuna muito grande em meu coração, pois era o irmão mais íntimo e que conhecia todas as histórias de minha família.
Conhecia toda a história de nossa família, pois era muito amoroso.
Todas as minhas sobrinhas e minha filha, inclusive, o consideravam o tio mais querido.
Na verdade, era um boêmio, daqueles típicos dos anos 50, 60 e 70.
Além de um craque no futebol, era um craque também no bilhar.
Viveu tudo que a vida lhe possibilitou viver e deixou saudades em todos os corações que com ele conviveram.
Que bom que ele pode conviver com o craque Odyr, ainda que só na adolescência.
Caro Diogo, que tal nos dar mais informações na vida de Odyr na minha querida Paraíba do Sul, no Riachuelo?
Mauro Rubem de Paiva Moreira,- São José dos Campos - SP

Mauro Moreira disse...

Caro Diogo,
Aguardo, ansiosamente, um retorno ao meu comentário.
História e saudade, é tudo.
Abração!