sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Há 68 anos, o jornal "A Noite" publicava "O Barra Mansa FC Campeão de Barra Mansa"

O ano de 1952 foi de muita expectativa para os torcedores do Barra Mansa Futebol Clube, uma vez que seus empolgados diretores da época buscavam, junto à Federação Fluminense de Desportos, a profissionalização do clube para a participação da primeira edição do Campeonato Fluminense de Profissionais.

Em 28 de fevereiro de 1952, o jornal carioca "A Noite" publicou em uma de suas páginas esportivas a seguinte legenda:

"O BARRA MANSA F.C. CAMPEÃO DE BARRA MANSA – O campeonato de futebol de Barra Mansa deu ensejo a mais um brilhante feito do Barra Mansa F.C. ao conquistar o título de campeão da própria cidade que lhe dá o nome. Foi muito importante o triunfo do prestigiado clube sendo focalizados os nomes de Carlinhos, Edgard, Rolemar, Arlindo, Ary, Espindola, Noé, Edy, Ive, Pingo e Vadinho que se vêm na gravura como integrantes do quadro campeão".

A legenda acima fazia referência à conquista do título de campeão municipal de 1951, vencido diante da equipe do Chevrolet - o principal rival da época e que vencera os campeonatos de 1949 e 1950. Até então, o Barra Mansa havia acumulado nove título de campeão da cidade e, por isso, era o momento de buscar novos horizontes.

Assim sendo, o clube barra-mansense se profissionalizou em 1952 e entrou na disputa do Campeonato Fluminense com “status” de fundador, juntamente com outras importantes equipes do estado. Em 1953, sagrou-se campeão profissional do Vale do Paraíba, do Campeonato Fluminense e do Supercampeonato Fluminense.

Por Diogo de Oliveira Paula

Nenhum comentário: