segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Estenda o porquê de o Barra Mansa ser o único campeão estadual do Rio de Janeiro de 1953


Há exatos 68 anos, em 14 de fevereiro de 1954, o Barra Mansa Futebol Clube entrava em campo diante do Valenciano para a última rodada do returno do Campeonato Fluminense de 1953 - competição promovida pela Federação Fluminense de Desportos (FFD). A vitória da equipe barra-mansense por 1 a 0 ocorreu no Estádio Nelson Fernandes Pentagna, no centro de Valença, e afastou qualquer chance do vice-líder Royal, de Barra do Piraí, tirar o título do Leão do Sul.

Importante esclarecer que, até 1960, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil e não fazia parte do estado do Rio de Janeiro. Desse modo, na época, as equipes do interior do Rio de Janeiro disputavam o Campeonato Fluminense - uma competição do estado do Rio de Janeiro; e as equipes cariocas disputavam o Campeonato Carioca - uma competição do Distrito Federal. 

Sendo assim, no ano de 1953, o Flamengo foi o campeão do Distrito Federal, cuja a capital do país era a cidade do Rio de Janeiro, e o Barra Mansa foi o campeão do Rio de Janeiro, cuja a capital era a cidade de Niterói.

Meses depois, o Barra Mansa ainda conquistaria o Supercampeonato Fluminense desbancando o Goytacaz - campeão da zona campista - e o Fonseca - campeão da zona niteroiense -, desta vez sob o comando técnico de Sebastião Alves.

# Campanha do Barra Mansa campeão fluminense de 1953

Em pé: Sr. Elo, presidente Nelson Geraidine, Tonhão, Edgar, Espíndola, Scillas, Carlinhos, Padeiro, Moacyr, Mizinho, Mão de Onça, diretor, diretor, Sebastião Alves; Agachados: Massagista, Waldiy, Edy, Zé Carlos, Russo, Xavier e Oraci

# Jornal carioca noticiando a conquista do Barra Mansa:

Por Diogo de Oliveira Paula

Nenhum comentário: