terça-feira, 5 de abril de 2022

Há exatos 30 anos era inaugurado o Estádio Leão do Sul, no bairro Colônia Santo Antônio

Time da inauguração do estádio da Colônia - Em pé: Oliveira, Almir, Ernani, Haroldo, Juarez e Paulo Ramos; agachados: Cley, Leco, Micula, Fernando César e Isaías.
O Estádio Leão do Sul foi inaugurado oficialmente em 5 de abril de 1992, na partida entre Barra Mansa e Mesquita pela Copa Rio, vencida pelo time barra-mansense por 2 a 1, com gols de Isaías e Josimar. Após anos de obras intermináveis, o Barra Mansa, enfim, tinha um estádio para chamar de sua casa.

A alcunha "Leão do Sul" foi herdada do antigo estádio - o Esperidião Geraidine -, que foi a casa do Barra Mansa por 66 anos, de 1917 a 1983, e ficava no centro da cidade, atrás do Hospital Santa Casa.

Apesar de sua estrutura simples, o estádio localizado no bairro Colônia Santo Antônio é um espaço muito importante para o clube e que deve ser sempre valorizado e melhorado. Desportivamente, o Barra Mansa tem um histórico muito positivo atuando no Leão do Sul em competições oficiais desde 1992. São 173 jogos, com 92 vitórias, 42 empates e 39 derrotas (aproveitamento de 61,27%).

# Abaixo, segue um breve histórico do Estádio Leão do Sul:
- Em outubro de 1983, o Barra Mansa obteve, na câmara dos vereadores, a cessão de uso do terreno na Colônia Santo Antônio para a construção do novo estádio.
- Em 1985, com a presença de várias autoridades, é lançada a pedra fundamental e, graças a doações de empresários e venda de títulos de sócio-proprietário, conseguiu-se agilizar as obras para a conclusão do estádio, o que durou mais de 6 anos.
- Apenas em 1992, o Leão do Sul teve a sua nova toca pronta.
- Em 7/10/2001, o estádio foi palco do jogo Barra Mansa 0x0 CFZ, com a presença ilustre de Zico como expectador, e obteve um público de 3.802 pagantes (recorde).

5/4/1992
Barra Mansa 2x1 Mesquita
Local: Colônia Santo Antônio (Leão do Sul)
Árbitro: Élio Samarino
Gols: Isaías e Josimar
Barra Mansa: Haroldo; Almir, Ernani (Fábio), Paulo Ramos e Juarez; Oliveira, Isaías e Leco; Josimar, Deca e Cley. Técnico Jorge Ferreira.
Mesquita: Marcos; Marcelo, Gilcinei, Joice e Ronaldo; Brito, Evandro e Robinho; Paulinho, Batista e Araújo. Técnico: Jorge Borges.

Por Diogo de Oliveira Paula

Nenhum comentário: