terça-feira, 25 de agosto de 2020

Há 57 anos, a Seleção de Barra Mansa se sagrava campeã estadual com o uniforme do Leão do Sul

Em pé: Vasco, Zé Carlos, Odir, Nilton, Hamilton e Paulinho.
Agachados: Alexandrino, Badu, Maurino, Lauro e Poleca
Há exatos 57 anos, em 25 de agosto de 1963, a Seleção de Barra Mansa conquistava o título de campeão estadual amador do estado do Rio de Janeiro. Na partida decisiva, pela última rodada do hexagonal final da competição, a equipe barra-mansense venceu por 3 a 0 o selecionado de Duque de Caxias, com dois gols de Lauro e um de Maurino.

No entanto, os torcedores mais antigos recordam com maior entusiasmo outros confrontos que foram fundamentais para essa grande conquista. Ainda na fase regional, após superar Barra do Piraí, Paracambi e Angra dos Reis, a Seleção de Barra Mansa disputou dois jogos com o Volta Redonda para definir o representante da região sul-fluminense no hexagonal final. Na partida de ida, o Barra Mansa venceu fácil os volta-redondenses por 3 a 1 na casa deles. No jogo de volta, quase que o time comandado por Lauro deixou escapar a classificação: Barra Mansa 2x3 Volta Redonda.

Já no hexagonal final, apesar da disputa pelo primeiro lugar na classificação ser com o Nova Friburgo, foi com o selecionado de Cabo Frio que o Barra Mansa conheceu uma rivalidade que extrapolou as quatro linhas do gramado. No confronto do primeiro turno, no estádio Esperidião Geraidine, os atletas barra-mansenses venceram por 3 a 1, mesmo sentindo na pele a violência dos adversários da Região dos Lagos, os quais estavam possessos com a recepção pouco amigável dos torcedores de Barra Mansa.

Na partida do segundo turno, o cenário de guerra já estava armado nos quatro cantos da cidade de Cabo Frio, onde centenas de torcedores cabofrienses mais exaltados se uniram contra a equipe barra-mansense para praticar ações de represália. Mesmo num ambiente de extrema hostilidade, o Barra Mansa venceu por 2 a 0 (dois gols de Maurino) e teve o caminho livre para conquistar o título na rodada seguinte.

O Campeonato Fluminense de Seleções foi uma competição entre as seleções municipais do antigo estado do Rio de Janeiro, realizado entre os anos de 1928 a 1974. Em 1963, a cidade de Barra Mansa foi representada pelas cores e uniforme do Barra Mansa Futebol Clube. O slogan usado pelo time barra-mansense foi "É mole pra nós!"

# Ficha técnica do jogo do título:

25/8/1963
Duque de Caxias 0x3 Barra Mansa
Local: Barra Mansa*
Renda: Cr$ 260.000,00
Gols: Lauro (13´), Maurino (20´) e Lauro (27´)
Barra Mansa: Nilton; Nelson e Vasco; Hamilton, Raimundo e Odir; Alexandre, Hugo, Maurino; Lauro e Poleca (Tatão).
* A Liga Barramansense de Desportos negociou a inversão de campo mediante indenização de Cr$ 150 mil ao Duque de Caxias.


Por Diogo de Oliveira Paula

2 comentários:

Unknown disse...

Meu avô Lauro.
Que orgulho. ❤️

Anônimo disse...

Meu irmão Hugo (Badu) participou dessa seleção, camisa 8.