Há exatos 50 anos - na tarde de 10 de novembro de 1968 - o temido time profissional do Barra Mansa Futebol Clube entrava no campo do extinto Estádio Esperidião Geraidine para encarar o Resende Futebol Clube para a partida de volta da decisão da Copa Vale do Paraíba de 1968.
O Leão do Sul de 1968 contava com um excelente plantel: com o goleiro Roberto; o jogadores da defesa Wilson, Luiz Carlos, Ênio Benedito e Canário; os meias Doca e Café; e os atletas do ataque Tarugo, Mário, Maurino e Bira.
Antes de chegar às finais, o Barra Mansa obteve uma boa campanha no primeiro turno, com 4 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota em casa contra o arquirrival Resende (por 1 a 0), deixando escapar o título do turno e a vaga antecipada para a decisão do campeonato.
No entanto, o Leão do Sul deu a volta por cima e conquistou de forma invicta o segundo turno da competição ao vencer, na última rodada, a equipe do Resende por 1 a 0, no Estádio dos Eucaliptos, na cidade resendense, com o gol marcado por Maurino.
A decisão tão aguardada entre Resende (campeão do I turno) e Barra Mansa (campeão do II turno) já tinha as datas marcadas. Na tarde do dia 3 de novembro, no Estádio dos Eucaliptos, em Resende, o Barra Mansa surpreendeu mais uma vez o plantel resendense e venceu por 3 a 1 a partida de ida, com os gols barra-mansenses sendo marcados por Maurino (duas vezes) e Mário.
Só restava mais uma partida para definir o campeão da competição mais importante da região Sul Fluminense. No dia 10 de novembro, a torcida barra-mansense lotou o querido Estádio Esperidião Geraidine para assistir ao empate de 0 a 0 que consagrou o Barra Mansa como tricampeão da Copa Vale do Paraíba.
A Copa Vale do Paraíba era uma competição profissional e que classificava o campeão e o vice para a fase final do campeonato estadual do Rio de Janeiro. O campeão fluminense, por sua vez, era garantido na Taça Brasil - o Campeonato Brasileiro da época.
# Confira abaixo a campanha do Barra Mansa na Copa Vale do Paraíba de 1968:
I TURNO
4/8/1968
Barra Mansa 2x0 Guarani
Local: Estádio Esperidião Geraidine, Barra Mansa
11/8/1968
Adrianino 1x1 Barra Mansa
Local: Engenheiro Paulo de Frontin
Gol: Mário
Barra Mansa: Roberto; Wilson, Luiz Carlos, Ênio Benedito e Canário; Doca e Maurino; Pedrinho, (Robertinho), Mário e Tarugo.
18/8
Entrerriense 3x4 Barra Mansa
Local: Estádio Odair Gama, Três Rios
25/8
Barra Mansa 2x1 Bangu
Local: Estádio Esperidião Geraidine, Barra Mansa
1/9
Central 2x2 Barra Mansa
Local: Estádio Mário Tamborindeguy, Barra do Piraí
8/9
Royal 3x6 Barra Mansa
Local: Estádio Paulo Fernandes, Barra do Piraí
15/9
Barra Mansa 0x1 Resende
Local: Estádio Esperidião Geraidine, Barra Mansa
II TURNO
22/9
Guarani 0x2 Barra Mansa
Local: Volta Redonda
29/9
Barra Mansa 2x1 Adrianino
Local: Estádio Esperidião Geraidine, Barra Mansa
6/10
Barra Mansa 3x1 Entrerriense
Local: Estádio Esperidião Geraidine, Barra Mansa
5/10
Bangu 0x1 Barra Mansa
Local: ?
13/10
Barra Mansa 2x1 Central
Local: Estádio Esperidião Geraidine, Barra Mansa
Gols: Maurino e Ronildo (BM); Dira (Central)
Barra Mansa: Roberto; Wilson, Luiz Carlos, Ênio Benedito e Canário; Doca e Café; Tarugo, Ronildo, Maurino e Bira.
20/10
Barra Mansa 3x1 Royal
Local: Estádio Esperidião Geraidine, Barra Mansa
Gols: Bira, Ronildo e Tarugo
Barra Mansa: Roberto; Wilson, Luiz Carlos, Ênio Benedito e Canário; Doca (Robertinho) e Café; Tarugo, Ronildo, Maurino e Bira (Pedrinho).
27/10
Resende 0x1 Barra Mansa.
Local: Estádio dos Eucaliptos, Resende
Gol: Maurino
# Barra Mansa campeão do Returno e classificado para a final
Decisão
3/11
Resende 1x3 Barra Mansa
Local: Estádio dos Eucaliptos, Resende
Gols: Maurino (2) e Mário
Barra Mansa: Roberto; Quatis (Wilson), Luiz Carlos, Ênio Benedito e Canário; Doca e Café; Tarugo, Mário, Maurino e Bira.
10/11
Barra Mansa 0x0 Resende
Local: Estádio Esperidião Geraidine, Barra Mansa
Barra Mansa: Roberto; Wilson, Luiz Carlos, Ênio Benedito e Canário; Doca e Café; Tarugo, Mário (Ronildo), Maurino e Bira.
# Barra Mansa campeão da Copa Vale do Paraíba 1968
Barra Mansa (campeão) e Resende (vice) disputaram o Quadrangular Final do Campeonato Fluminense, vencido pelo Americano de Campos.
Por Diogo de Oliveira Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário