![]() |
Barra Mansa de 1956. Em pé: Hamiltom (técnico), Silas, Chepeiro, Mizinho, Padeiro, Zé carlos e Piranguinha; Agachados: Joãozinho, Edy, Lauro, Otávio e Poleca. |
1956 – A Federação Fluminense de Desportos passou por modificações e reestruturou todo o campeonato fluminense. Para a temporada de 1956, 23 equipes fluminenses se inscreveram e foram distribuídas em 5 zonas regionalizadas. A zona em que o Barra Mansa se enquadrou também valia para o título do Vale do Paraíba e o campeão ainda se classificaria para a fase final do campeonato estadual. O Leão do Sul obteve bons resultados durante o certame, com várias vitórias, sendo as de maior destaque o triunfo de 2 a 1 diante do Central e a goleada de 5 a 1 frente ao Frigorífico, ambas em Barra Mansa. O título de campeão da Vale do Paraíba ficou com o Barra Mansa. Classificado para a fase seguinte, o Leão do Sul não seguiu na competição por não concordar com a mudança do regulamento da competição, já que a FFD quis adicionar duas equipes extras à fase final da competição.
1957 – Para o ano de 1957, o Barra Mansa Futebol Clube não pôde se inscrever para as competições profissionais, uma vez que foi suspenso por 200 dias pela FFD em função fdo ocorrido na fase regional do Campeonato Fluminense de 1956. Em campo, o Leão do Sul conquistou a Taça João Chiesse Filho ao vencer o Barbará no dia 15 de novembro.
1958 – Após um breve afastamento do profissionalismo, o Barra Mansa retornou em 1958 para disputar a Zona Vale do Paraíba, torneio que também valia vaga para as finais do Campeonato Fluminense de 1958. O Leão do Sul superou seus adversários e se sagrou campeão da Zona Vale do Paraíba, desbancando o seu mais novo rival da cidade – a Associação Atlética Barbará. Todavia, os rumos do Barra Mansa pareciam incertos e o clube abandonou o profissionalismo antes mesmo dos jogos decisivos do campeonato fluminense, passando a vaga para o Barbará.
1959 – Não foi encontrado registro sobre o Barra Mansa Futebol Clube no ano de 1959.
1960 – Em 27 de maio de 1960, o jornal “O Progresso” deu destaque para uma partida realizada no dia 11 de maio, no estádio Esperidião Geraidine, quando a equipe local do Barra Mansa abateu a Associação Atlética Bananalense pela esmagadora contagem de 8 a 2. Em campo, o Leão do Sul levantou o Troféu Ponce de Leon.
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte I (ano 1915)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte IX (1951 a 1954)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte XI (1961 a 1965)
Nenhum comentário:
Postar um comentário