Time do BMFC de 1926: Fernando, Braune, Antônio, Alberto "Cavaleiro da Lua", Ernesto, Careca e Henrique; Baiãozinho, Chiquinho, Amadeu, Moreira e Roseira |
1927 – Em 30 de janeiro, o Barra Mansa iniciava o ano com um encontro entre a 1ª e 2º equipe do Barra Mansa e do Sport Club Valenciano. No jogo do 2º time o Barra Mansa venceu por 5 a 2 (Ariberto, Rubens, Aragão e 2 gols de Anibal). No jogo do 1º, o resultado foi de 3 a 1 para o Barra Mansa (gols de Henrique, Moacyr e Chiquinho). O jornal “A Rua”, de 31 de março de 1927, publicou um relato de um confronto entre Barra Mansa e Central, em Barra do Piraí, que não terminou bem para o clube barramansense, como se nota na leitura: “A luta foi muito interessante, notando-se energia de parte a parte. O primeiro tempo decorreu bem e terminou empatado em 1x1. (...) Depois de 15 minutos, o BM conquistou outro gol. Os locais reagiram novamente e, ao fazerem um perigoso ataque, (...) o jogador Patrício do BM, praticou uma escandalosa falta na área do gol, obrigando o juiz a punir essa penalidade máxima, o que não satisfez o indisciplinado jogador, que se esquecendo dos preceitos da boa educação, agrediu fisicamente e moralmente os nossos jogadores, dando essa estúpida agressão origem a um pequeno conflito, o qual não teve maiores proporções, devido à intervenção da polícia. O time do BMFC retirou-se do campo e o juiz, agindo bem, fez bater a penalidade, que resultou em outro gol para o Central e empatou de novo a partida. Pela lógica e obedecendo a regra esportiva, a vitoria coube ao disciplinado e ordeiro time do Central Sport Club, que por justiça venceu por 3 a 2. A taça (...) foi entregue ao Central”.
1928 – No dia 1º de janeiro, o jornal “Correio da Manhã” anunciava um jogo entre as equipes do Barra Mansa e do Sport Club Valenciano e destacava os seguintes atletas do clube barramansense: Roseira, Amadeu, Patrício e Henrique. A equipe de Valença venceu por 5 a 2. Nesse ano, o mesmo jornal divulgava os resultados de um concurso público para conhecer o melhor jogador de futebol do Brasil e o nome do atleta do Barra Mansa Futebol Clube Alberto Corrêa aparecia na lista. Entre os resultados de destaque, o Leão do Sul venceu o combinado do Figueira de Melo por 2 a 1. Em campo, o Barra Mansa conquistou a Taça Presidente Manoel Duarte.
1929 – Nesse ano o Barra Mansa disputou o Campeonato Fluminense e conseguiu chegar às finais da Zona Sul, quando, no dia 7 de julho, foi derrotado pelo Central por 3 a 1, em Barra do Piraí. No dia 17 de novembro, o Barra Mansa enfrentou o São Januário Athletic Club, formado por jogadores do Vasco da Gama e do São Cristóvão. A partida terminou com a vitória dos barramansenses por 6 a 0. Outros confrontos durante o ano foram: vitória sobre Vitória F. C. por 7 a 0; sobre o Palmeira A.C. por 9 a 0; sobre Expresso Federal A.C. por 9 a 1; e um empate em 1 a 1 com o Vasco da Gama.
1930 – O jornal “Gazetinha”, de 16 de abril de 1930, publicou uma nota sobre um confronto entre Barra Mansa e Royal, na qual se diz: “Realizou-se no último domingo, um jogo entre o Barra Mansa Foot-Ball Club e o Sport Club Royal, de Barra do Piraí, que foi derrotado por 5 a 2. O jogo foi em homenagem ao presidente da Câmara Municipal Adolpho Klotz, que ofereceu prêmios aos jogadores vencedores”.
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte I (ano 1915)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte III (1921 a 1925)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte V (1931 a 1935)
Fonte: Pesquisas de Nikson Salem
Nenhum comentário:
Postar um comentário