João Batista Ramos, o Joãozinho, nasceu em Barra Mansa-RJ no dia 18 de outubro de 1939. Ele tem três filhas (Lilia, Ana e Silvia) e três netos (João Fernando, Matheus e Daniel). É filho de Dulphe, outro importante jogador do Leão do Sul.
Em 1956, aos 17 anos, começou no Barra Mansa Futebol Clube e fez parte do time campeão da Zona do Vale do Paraíba de Profissionais.
Em 1959 foi para o Rio de Janeiro e começou a carreira no Vasco da Gama, como reserva de Sabará. Teve muitas oportunidades, participou de campeonatos, jogou como titular e conheceu o mundo viajando com clube cruzmaltino.
Depois foi emprestado ao Olaria. Após três meses no time da Rua Bariri, Joãozinho foi contratado pelo América-RJ onde fez parte de um grande time com Edu e Antunes, irmãos mais velhos de Zico. Foi no clube de Edson Passos que o ponta direita encerrou a carreira.
Em 1965, retornou ao Barra Mansa e fez parte da equipe campeã da Copa Vale do Paraíba de 1965.
Nos tempos de futebol, o jogador era uma exceção. Estudava Direito durante a noite na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Depois de encerrar a carreira, em 1970, Joãozinho começou a exercer a profissão de advogado. Também trabalhou no ramo da construção civil.
Por Diogo de Oliveira Paula