segunda-feira, 30 de julho de 2018

Já passou da hora de o Barra Mansa cumprir com a transparência, conforme determina o Estatuto do Torcedor

O Barra Mansa Futebol Clube é um clube centenário e que formou, ao longo de sua história, muitos esquadrões vencedores em campo. Foi um dos seis clubes co-fundadores do I Campeonato Fluminense do Estado do Rio de Janeiro (de Profissionais). E que há três anos, em 2015, estava na elite do futebol do nosso estado, ao lado de Flamengo, Fluminense, Vasco da Gama e Botafogo.

No entanto, justamente nesses três últimos anos, as coisas desandaram de vez para o Leão do Sul, resultando, inclusive, em dois rebaixamentos. E sem contar os inúmeros escândalos extracampos que, cada vez mais, mancham a história do clube.

Acredita-se que todo esse retrospecto negativo ocorrido com o Barra Mansa poderia ter sido evitado, se os presidentes deste período tivessem cumprido com o que determina o Artigo 46A da Lei Pelé - Lei 9615/98, no qual institui normas sobre a obrigação aos clubes de elaborar e publicar os demonstrativos financeiros. Segue abaixo o que diz a lei mencionada:

"Art. 46-A. As entidades de administração do desporto e as de prática desportiva envolvidas em quaisquer competições de atletas profissionais, independentemente da forma jurídica adotada, com ou sem finalidade lucrativa, são obrigadas a elaborar e publicar as demonstrações contábeis e balanços patrimoniais, de cada exercício, devidamente auditados por auditoria independente".

Além disso, o parágrafo I, logo em seguida, ainda orienta para que o balanço anual seja publicado em site oficial do clube até o último dia útil de abril, nele permanecendo por pelo menos 90 dias, valendo o mesmo para a postagem do balanço no site da federação à qual estiver filiado o clube.

Entretanto, essas normas não vêm sendo cumpridas pelas últimas gestões do Barra Mansa FC, como pode ser constatado pela ausência de um site oficial do clube e, ainda, total carência de suas demonstrações contábeis na página da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), como se nota neste link aqui.

Este texto se faz importante para argumentar aos torcedores do Barra Mansa Futebol Clube que a adoção de medidas para garantir uma gestão centrada na transparência, com princípios éticos sólidos, seriedade na captação e utilização de recursos financeiros são atitudes essenciais para o sucesso do Leão do Sul. E cabe a nós, apaixonados pelo clube, acompanhar e cobrar essa transparência que tanto desejamos que seja cumprida no Barra Mansa.

Por Diogo de Oliveira Paula

Um comentário:

Gino Lopes disse...

Transparência essa diretoria não tem e nunca terá