domingo, 17 de dezembro de 2017

Há 50 anos, o Barra Mansa se tornava bicampeão da Copa Vale do Paraíba de Profissionais

Há exatos 50 anos - na tarde de 17 de dezembro de 1967 - o esquadrão do Barra Mansa Futebol Clube entrava em campo diante do Central (de Barra do Piraí) para uma partida extra - o terceiro jogo da decisão da Copa Vale do Paraíba de 1967 - já que os confrontos anteriores haviam terminado empatados.

O Leão do Sul de 1967 contava com grandes jogadores, tais como Canário, Cacá, Sargento, Odir e, em especial, o ponta-esquerda Tarugo - autor do gol que culminou na conquista do troféu de campeão daquele ano.

Antes de chegar às finais, o Barra Mansa obteve uma campanha invicta no primeiro turno (com 6 vitórias e 2 empates), sagrando-se campeão do turno após derrotar o Entrerriense por 3 a 1 (em Três Rios) e, ainda, conquistando a primeira vaga para a grande decisão.

Superado pelo Central no returno da competição, coube ao Leão do Sul aguardar o clube barrense para a grande decisão em dois jogos. Na partida de ida, em Barra do Piraí, o Barra Mansa conquistou um importante empate em 1 a 1. No jogo de volta, no estádio Esperidião Geraidine, em Barra Mansa, as duas equipes rivais não saíram do 0 a 0.

Diante disso, uma partida extra foi marcada em campo neutro - na cidade de Três Rios - para a definição do título. No tempo normal, Barra Mansa e Central terminaram empatados em 1 a 1, forçando mais dois tempos de 15 minutos de prorrogação. No tempo extra, as duas equipes fizeram mais um gol cada, encerrando o placar em 2 a 2. Com o resultado, o clube barramansense conquistou o troféu de campeão por ter a melhor campanha na competição.

A Copa Vale do Paraíba era uma competição profissional e que classificava o campeão e o vice para a fase final do campeonato estadual do Rio de Janeiro. O campeão fluminense, por sua vez, era garantido na Taça Brasil - o Campeonato Brasileiro da época.

Campanha do Barra Mansa na Copa Vale do Paraíba de 1967

Por Diogo de Oliveira Paula

Nenhum comentário: