Campo da Figueira, inaugurado em 29 de maio de 1910 |
Todavia, antes de 1915, muitos futebolistas da cidade de Barra Mansa já haviam tentado, por várias vezes, formalizar a criação de um clube. Em 24 de outubro de 1909, por exemplo, sob à presidência de Carolino Lengruber, tomou posse a diretoria do Foot-Ball Club Barramansense, clube que inaugurou, em 1910, o Campo da Figueira, que se localizava onde hoje fica a fábrica da Bom Gosto.
Voltando ao ano de 1915, foi neste ano que se tem registrada a primeira resenha de uma partida do clube. O jornal "Cartão Postal" noticiou que, no dia 19 de dezembro de 1915, o Barra Mansa Futebol Clube fez o seu primeiro jogo oficial, quando recebeu a equipe carioca do Athletic Foot-Ball Club para uma partida amistosa. O resultado frustrou os torcedores, pois os visitantes venceram por 3 a 2, em um confronto muito disputado. Os gols da equipe barramansense foram marcados por Guimarães e Walter.
Vale ressaltar que, historicamente, sempre se considerou o dia 15 de novembro de 1908 como a data de fundação do Barra Mansa Futebol Clube.
Ficha técnica do primeiro jogo oficial do Barra Mansa Futebol Clube:
19 de dezembro de 1915
Barra Mansa 2x3 Atlhetic (Rio de Janeiro)
Local: Barra Mansa
Juiz: Francisco Leite.
Gols: Guimarães e Walter (Barra Mansa); Cyro e Ruy (Atlhetic)
Barra Mansa: Quinzinho - Walter e Penna – Guimarães - Fernando e Soares - Samuel - Theophilo – Ismar - Heitor e Lourenço.
Atlhetic: Uimbyrê - Alvez e Rabello – Dualco - Paiva e Hugo – Adhemar – Cyro – Ruy - Renato e Albino.
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte II (1916 a 1920)
Fonte: Pesquisas de Nikson Salem
Nenhum comentário:
Postar um comentário