terça-feira, 25 de junho de 2019

Treinador Paulo Vitor fala sobre desafios para as categorias sub 12 e sub 13 do Barra Mansa

A base do Barra Mansa Futebol Clube tem representado a cidade nas competições estaduais de todas as categorias: do sub 11 ao sub 17. Os desafios para a manutenção das equipes são inúmeros, desde a montagem da programação dos treinamentos semanais até o planejamento da logística para as partidas oficiais.

O treinador Paulo Vitor - responsável pelas categorias sub 12 e sub 13 do Barra Mansa - falou sobre outras dificuldades em relação às particularidades dos jovens desta faixa-etária:

"Então, é uma idade difícil demais de lidar, por conta de serem idades de transição, em que os atletas começam a deixar de serem crianças para serem adolescentes e, com isso, trazem juntos de si problemas que essa transição carrega. Mas, por outro lado, é uma faixa-etária muito boa de trabalhar pois é geralmente quando o atleta descobre se é isso que realmente quer (ser jogador de futebol) ou se sempre praticou por pressão dos familiares. Com isso, temos jogadores que mudam suas determinações para melhor, para conseguir seu objetivo."

Paulo Vitor ainda revelou o maior desafio de comandar as equipes sub 12 e sub 13 do Leão do Sul:

"O maior desafio com certeza é colocar na cabeça dos pais o quanto é importante estar sempre presentes nos treinos e jogos. E colocar na cabeça dos mesmo que o trabalho é sério e precisa de sequência e respeito. Digo os pais, pois nessa faixa de idade, até os 13 anos, 95% dos garotos não podem nem se locomover sozinhos de suas casas para os treinos, dependendo de seus pais ou responsáveis para que estejam no dia a dia de treinamentos. E, se os pais não quiserem tanto quanto os garotos, não irá para frente seu sonho. Diferente de atletas a partir de 14 anos, em que a transição para a adolescência já aconteceu e os pais começam a soltar mais seus filhos, dependendo mais do atleta para estar nos treinamentos do que dos pais."

A categoria sub 12 do Barra Mansa disputa atualmente a Taça Os Donos da Bola, enquanto que a categoria sub 13 compete pelo Campeonato Metropolitano (Série Prata). As duas competições são promovidas pela FERJ.
Sub 13 do Barra Mansa no Campeonato Metropolitano 2019

Por Diogo de Oliveira Paula

Nenhum comentário: