quinta-feira, 25 de junho de 2020

Há exatos 6 anos, Barra Mansa fazia história ao garantir o acesso à elite do futebol carioca

Há exatos seis anos, em 25 de junho de 2014, o Barra Mansa vencia o Tigres por 2 a 1 (gols de Bahia e Kaike) no estádio Los Lários, em Xerém, e conquistava o título de campeão da Série B e o acesso à elite do futebol carioca. No entanto, nem tudo foi flores nesta vitoriosa e inesquecível campanha.

Um elenco formado, basicamente, por atletas da cidade e da região. Uma derrota em casa logo na estreia da competição. Desacreditado por muitos. Foi assim que o Barra Mansa Futebol Clube começou sua caminhada rumo ao "sonho" dourado de conquistar a Série B do Campeonato Carioca em 2014 e, enfim, poder disputar a elite do futebol carioca pela primeira vez.

Rafael Laurenço - o destaque do meio-campo e, atualmente, atleta do Macaé - recorda bem sobre esse dilema que os jogadores do Barra Mansa tiveram que conviver e superar:

"Fazer parte daquela equipe foi um prazer inenarrável, pois fomos um time desacreditado pelos outros clubes e, até mesmo, por parte de algumas pessoas da nossa diretoria. Mas o que nos diferenciava foi que cada jogador acreditava um no outro. Nós sabíamos que podíamos ir mais adiante. Então foi o que aconteceu no primeiro turno: Fomos campeões".

A derrota na estreia, em casa, para o São João da Barra por 1 a 0 não abalou os jogadores do Leão. Mesmo contestado por muitos, o time treinado por Wilson Leite deu a volta por cima e não soube o que é perder no restante do primeiro turno, desbancando os tradicionais Americano, América, Portuguesa e, por fim, o Olaria. Assim, o Barra Mansa conquistou a Taça Santos Dumont e garantiu vaga antecipada para o Triangular Final da Série B.

# Confira a campanha do título do Barra Mansa de 2014

Artilheiro da campanha (com 10 gols) e hoje no futebol asiático, Jeferson Jesus (o Jefinho) reconhece a importância da conquista da Série B de 2014 para a sua carreira:

"Eu achei muito importante essa conquista, pois me ajudou muito na minha vida profissional. Eu lembro de muitas coisas boas e fico muito feliz em ter ajudado o Barra Mansa a ser campeão e com o acesso à Serie A. Agradeço o professor Leite e meus companheiros que jogavam comigo".

No dia 11 de junho, o Barra Mansa iniciou a participação no Triangular Final ao empatar em 0 a 0 com o Tigres. Na segunda rodada, o Leão se recuperou com uma vitória fora de casa – 2 a 1 no Barra da Tijuca. No jogo seguinte, em 25 de junho, no estádio Los Larios, em Xerém, o time barramansense venceu o Tigres por 2 a 1 (gols de Bahia e Kaike) e conquistou, de forma antecipada, o título de campeão da Série B e, claro, o acesso para a disputa da Série A do estadual em 2015. Para cumprir tabela, o Barra Mansa ainda venceu o Barra da Tijuca por 2 a 0, diante de um estádio lotado que presenciou os jogadores do Leão do Sul levantarem o troféu de campeão.

Outro atleta importante da conquista foi o ala/meia Vitinho - que disputou recentemente a Série A2 do Paulista pelo Barretos. Ele também lembra com carinho da campanha do Barra Mansa na Série B de 2014:

"O que mais lembro de positivo nessa conquista é a união do grupo que foi o fator crucial do nosso acesso. Eu também vou sempre lembrar da cidade, da torcida e todos os amigos que fiz em Barra Mansa".

Audren - volante da equipe titular de 2014 - lembrou o que era especial naquele time:

"Naquele ano de 2014, pude marcar um gol no Triangular Final, que colocou o Barra Mansa na briga do acesso. Foi uma campanha de muito trabalho, em que a equipe era aguerrida. Todos sabiam o limite de cada um. Mas o que prevaleceu foi o espírito de grupo. Não tinha estrela na equipe, por isso que todos os atletas entravam em campo determinados. Esse grupo que era fechado fez uma grande campanha, que muitos não acreditavam, mas fomos felizes e colocamos o Barra Mansa na primeira divisão".

Para Rafael Laurenço foi uma conquista ainda mais especial:

"Para mim, particularmente, foi excepcional, pois já tinha um outro acesso pelo Barra Mansa - o da Série C para a Série B (em 2010). Foi tudo maravilhoso e, hoje, torço muito pelo Barra Mansa. Sou torcedor do clube e torço pra que volte logo pra a elite".

Atualmente, o Barra Mansa está no Grupo B da Série B2 do Campeonato Carioca. O Leão do Sul visitará o Maricá, em confronto de líderes, no Estádio Alzirão, às 15h, no dia 30 de junho. Antes, o clube barra-mansense terá compromisso pela Copa Rio, quando enfrentará o Bonsucesso na quinta-feira (27 de junho), no Rio de Janeiro.
Por Diogo de Oliveira Paula

Nenhum comentário: