terça-feira, 21 de abril de 2020

Há 29 anos, o Barra Mansa retornava ao profissionalismo estreando no Carioca como clube filiado à FERJ

Em pé: Paulo Ramos, Goti, Jesus, Juarez, Haroldo, Marcelo, Melchior, Jeter (técnico); agachados: José Carlos, Pelanca, Emerson, Leco e Faísca.
Na tarde de domingo do dia 21 de abril de 1991, o Barra Mansa Futebol Clube fazia sua estreia oficial como clube filiado à Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). Era o retorno do clube ao profissionalismo após 16 anos.

Cerca de 700 torcedores barra-mansenses se dirigiram ao Estádio Cara Nova, na Vila Barbará, para assistirem à estreia do Leão do Sul na Segunda Divisão do Campeonato Carioca de 1991. O adversário era o Central - o histórico rival da cidade de Barra do Piraí. A partida terminou em 1 a 1, com o craque Leco marcando para o Barra Mansa.

Esse resultado da estreia não deixou uma boa impressão logo de cara, mas, conforme a competição prosseguia, os bons resultados começaram a aparecer e a torcida se empolgou com a classificação para a fase seguinte como primeiro lugar do grupo, com 6 vitórias, 7 empates e apenas uma derrota.

Na segunda fase, o Barra Mansa perdeu a vaga para a final da competição na última rodada ao ser derrotado pelo Entrerriense, por 1 a 0, em Três Rios. No entanto, restou ao Leão, disputar com o Olaria uma repescagem de acesso para o Grupo B da Primeira Divisão. E graças aos gols de Leco e às três defesas do goleiro Haroldo nas disputas por pênaltis, o Barra Mansa conquistou o sonhado acesso.

# Campanha do Barra Mansa no Campeonato Carioca de 1991

Por Diogo de Oliveira Paula

Nenhum comentário: