terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

11 atletas que atuaram na base do Barra Mansa antes de se transferirem para grandes clubes

O Barra Mansa Futebol Clube merece estar na lista dos grandes clubes do futebol fluminense pelo passado glorioso que possui. Além disso, o Leão do Sul foi capaz de proporcionar a vários atletas a oportunidade de desenvolver o futebol para que pudessem brilhar em grandes clubes e, até mesmo, chegar à Seleção Brasileira. 

Abaixo, seguem 11 jogadores que chegaram a atuar nas categorias de base do Barra Mansa e que vestiram a camisa de grande clubes.

ORLANDO (Vasco e Seleção Brasileira)
Orlando Rosa Pinto é atacante e começou sua carreira profissional no Vasco da Gama e chegou a disputar jogos pela Seleção Brasileira em 1935. Jogou pelo Vasco de 1932 a 1942, onde foi bicampeão carioca. Encerrou sua carreira em 1942, mas, ao voltar para sua cidade natal, resolveu retomar ao Barra Mansa FC, por onde fez parte do esquadrão mais temido da região. Ele é irmão de Jair Rosa Pinto.

ANTÔNIO (Vasco)
Antônio foi um goleiro de muito destaque no Barra Mansa no final da década de 1920 e início da década de 1930. Chegou ao Vasco da Gama em 1933, juntamente com o atacante Amadeu. Antônio foi reserva dos goleiros Rey e Jaguaré na equipe cruz-maltina.

AMADEU (Vasco)
Amadeu foi um dos maiores artilheiros do Barra Mansa entre os anos de 1924 a 1933 até chegar ao Vasco da Gama, onde impressionou a todos logo no primeiro treino, mas não chegou a ter muitas oportunidades como titular.

JAIR ROSA PINTO 
(Vasco, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo e Seleção Brasileira)
Fez parte das escolinhas do Barra Mansa e, aos 17 anos, já era titular da equipe principal do Leão. Logo, em 1938, o Madureira encontrou-o e o atleta se profissionalizou. Em 1943, os dribles e os lançamentos impecáveis de Jair levaram-no para o Vasco. Lá, foi campeão invicto em 1945. Em 1947, foi vendido ao Flamengo, time onde fez 62 gols em 87 jogos. Em 1949, o Palmeiras adquiriu o seu passe. Foi nesse período que Jair vestiu a camisa 10 da seleção brasileira e disputou a Copa do Mundo de 1950, marcando dois gols no torneio. Pelo Palmeiras, conquistou o título mundial da Copa Rio em 1951. Em 1956 foi defender o Santos e formou um ataque que tinha Dorval, Jair, Pagão, Pelé e Pepe. Na equipe santista, conquistou os campeonatos paulistas de 56, 58 e 60. Em 62, foi para o São Paulo, antes de encerrar a carreira pela Ponte Preta.

JOÃOZINHO (Vasco e America)
João Batista Ramos, o Joãozinho, começou sua carreira profissional em 1956, aos 17 anos, disputando o Campeonato Fluminense pelo Barra Mansa e conquistando vários títulos regionais. Em 1959 foi para o Rio de Janeiro para atuar pelo Vasco, como reserva de Sabará. Teve muitas oportunidades, participou de campeonatos, jogou como titular e conheceu o mundo viajando com o clube cruz-maltino. Depois ainda atuou por Olaria e America, até retornar ao Barra Mansa para se sagrar campeão da Copa Vale do Paraíba de 1965.

CANÁRIO (Vasco)
Aos 16 anos, ingressou-se no juvenil do Vasco, por onde se profissionalizou. Foi bicampeão carioca de aspirantes pelo Vasco. Em 1964, atuou pelo Bonsucesso, quando excursionou com a equipe pela África e Europa. Em 1965, voltou à sua cidade natal para vestir a camisa do Barra Mansa Futebol Clube e ajudar a equipe a ser campeão das edições da Copa do Vale do Paraíba de 1965, 1967 e 1968. Em 1969 atuou pelo Royal e em 1970 pela AA Barbará.

ALADIM (Bangu e Corinthians)
Aladim Luciano - o "Gênio" - é um ex-ponta-esquerda que começou na escolinha de base do Barra Mansa aos 12 anos. Com 15, já era titular e, no final de 1962, foi para o Bangu, estreando no juvenil. Pelo Bangu, sagrou-se campeão carioca de 1966. Ainda atuou por Corinthians, Coritiba, Atlético-PR e Colorado-PR. Hoje, Aladim mora em Coritiba, onde é vereador por sucessivos mandatos.

DELEY (Fluminense, Palmeiras, Botafogo e Seleção Brasileira)
Wanderley Alves de Oliveira  (Deley) é um ex-meia que atuou pela Seleção Brasileira principal em sete partidas. Antes de chegar às equipes de base do Fluminense, Deley teve uma breve passagem pela base do Barra Mansa. Numa partida juvenil entre o Fluminense e o Barra Mansa, o jovem Deley chamou a atenção dos tricolores, que o levaram para treinar no clube carioca. Deley foi promovido aos profissionais do Fluminense em 1980, conquistando os estaduais de 1980, 1983,1984,1985 e o Campeonato Brasileiro de 1984, entre vários outros títulos. Passou também pelos seguintes clubes: Palmeiras, Botafogo, Belenenses (Portugal), Atlético-PR e Volta Redonda.

JORGE LUIS (Flamengo e Seleção Brasileira)
Jorge Luis Brochado Pereira foi um volante que teve passagens pelas categorias juvenil e juniores da Seleção Brasileira. Antes de chegar às equipes de base do Flamengo, Jorge Luis teve passagens pela equipe infantil do Barra Mansa (1969-1970), depois passou pelo Flamengo-VR e a partir de 1973 passou a pertencer ao Flamengo-RJ. Jorge Luis chegou à equipe profissional do clube rubro-negro e também atuou nas seguintes equipes: Cruzeiro-MG, Al Nassr (Arábia Saudita), Joinville-SC, Guarani-SP, Atlético Paranaense-PR, Portuguesa-SP, Londrina-PR e Pinheiros-PR e mais quatro anos no Estados Unidos.

SANDRO MAGRÃO (Fluminense)
Magrão é um meia que começou no próprio Barra Mansa como profissional em 1992. Em 1994, transferiu-se para o Fluminense, por onde disputou o campeonato brasileiro. Em 1995, Magrão atuou pelo Voltaço, ajudando o time a conquistar o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Em 1996, o atleta voltou para o Barra Mansa, quando participou da boa campanha do Leão do Sul na Série B do Carioca, conquistando o vice-campeonato. Passou por várias outras equipes, com destaque para o Atlético-GO, até que encerrou a carreira no Barra Mansa em 2008.

DALBERT HENRIQUE (Flamengo, Nice-FRA e Internazionale-ITÁ)
O lateral-esquerdo Dalbert começou aos 13 anos na escolinha do Barra Mansa, equipe por onde disputou a Série B do Campeonato Carioca Profissional de 2012. Após se destacar pelo Leão do Sul, foi emprestado ao Flamengo para atuar na categoria juniores. Após frustração no clube da Gávea, Dalbert se transferiu para o Acadêmicos de Viseu, de Portugal, e foi conquistando espaço até chamar a atenção de clubes maiores. Transferiu-se para o Nice, da França, destacando-se no Campeonato Francês de 2017 e, no ano seguinte, transferiu-se para a Internazionale de Milão. Posteriormente, passou por Fiorentina (Itália), Rennes (França) e Cagliari (Itália). 

Por Diogo de Oliveira Paula

4 comentários:

Unknown disse...

Clube de tradição tenho maior orgulho de ter vestido essa camisa,que possa revelar mais craques para o futebol Brasileiro

Gino Lopes disse...

Parabéns pelo trabalho de reconhecimento aqueles que realmente elevam o nome de nossa cidade

leandro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

vascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovascovasco