sábado, 5 de maio de 2018

Há três semanas do início do Carioca, conheça o histórico do Barra Mansa na Terceirona

Última participação do Barra Mansa na Terceira Divisão do Carioca, em 2010
A partir do dia 27 de maio (domingo), o Barra Mansa Futebol Clube dará início a sua participação na Série B2 do Campeonato Carioca - correspondente à Terceira Divisão. Será a 6ª vez que o clube barra-mansense disputará o terceiro nível da competição estadual, acumulando três acessos conquistados nos anos de 1991, 1993 e 2010.

Ao longo da história, o terceiro nível do campeonato estadual do Rio de Janeiro já teve várias denominações diferentes, o que torna até difícil acompanhar a trajetória do Leão do Sul entre uma divisão e outra.

Acompanhe abaixo as cinco participações do Barra Mansa no terceiro nível do Campeonato Carioca:

Ano de 1991 - 3º lugar e acesso ao Grupo B da Primeira Divisão
Tudo começa no ano de 1991, quando o Barra Mansa se afilia à Ferj e consegue ser inscrito na Segunda Divisão do Campeonato Carioca (que na verdade era terceiro nível). O clube barra-mansense realiza uma ótima campanha na fase inicial, mas, na fase seguinte, perde para o Entrerriense a vaga direta pelo acesso. No entanto, o Leão do Sul disputa com o Olaria uma repescagem e conquista o acesso ao Grupo B da Primeira Divisão.

Ano de 1993 - 2º lugar e Acesso ao Módulo Intermediário
Com o rebaixamento em 1992, o Barra Mansa retorna ao terceiro nível do Carioca. O Leão do Sul conquista o primeiro turno e garante vaga para a fase final da competição. Na fase decisiva, a equipe barra-mansense termina em 2º lugar, atrás do Bayer de Belford Roxo e à frente do Macaé e do Duque de Caxias, conquistando o acesso ao Módulo Intermediário (correspondente ao segundo nível).

Ano de 2008 - 11º lugar 
Com a proximidade do centenário do Barra Mansa Futebol Clube, consegue-se a oficialização do retorno do clube ao profissionalismo e da inscrição na Série C do Campeonato Carioca de 2008. A equipe faz uma ótima campanha na primeira fase, mas não repete o feito na fase seguinte e, com isso, termina a competição apenas na 11ª colocação.

Ano de 2009 - 9º lugar
Novamente, o Barra Mansa participa da Série C do Campeonato Carioca 2009. Na primeira fase, a equipe realiza uma campanha boa e garante classificação para a fase seguinte. Mas, na segunda fase, não consegue se classificar para a terceira fase e encerra sua participação em 9º lugar no geral.

Ano de 2010 - 2º lugar e acesso à Série B
Na Série C do Campeonato Carioca de 2010, o Barra Mansa fez boas campanhas nas duas primeiras fases da competição. Na semifinal, o Leão do Sul elimina o Três Rios e conquista o acesso e a classificação para a decisão. Na final, o Barra Mansa é superado pelo São João da Barra e termina com o vice-campeonato.

Por Diogo de Oliveira Paula

Nenhum comentário: