quarta-feira, 18 de abril de 2018

Você sabia que o Barra Mansa já disputou o Campeonato Brasileiro?

Foto do jogo vencido pelo Barra Mansa na Série C do Brasileiro de 1996
Na semana em que as competições nacionais foram iniciadas pelas Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, surgiu a curiosidade. O Barra Mansa Futebol Clube já disputou alguma vez o Campeonato Brasileiro?

Sim. É verdade sim que o Barra Mansa já disputou duas competições oficiais promovidas pela entidade máxima do futebol brasileiro.

Em 1996, o Barra Mansa aceitou o convite para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. O início do Leão do Sul nesta competição foi até animador. Na primeira rodada, a equipe comandada pelo técnico Wilson Leite conseguiu um empate em 0 a 0 contra a equipe paulistana do Juventus. Na partida seguinte, o Barra Mansa surpreendeu o Paulista de Jundiaí com um gol do atacante João Lino, aos 45 minutos do segundo tempo. Mas, a partir da terceira rodada, o clube acumulou derrotas contra Tupi de Juiz de Fora-MG e Rio Branco de Americana-SP e se despediu da competição ainda na primeira fase.

Em 1969, o Barra Mansa - atual vice-campeão do Campeonato Fluminense - topou o convite feito pela CBD (atual CBF) para participar do Grupo Centro-Sul do "Robertinho". Tal competição era uma espécie de segunda divisão do Campeonato Brasileiro da época, já que o Torneio Roberto Gomes Pedrosa  (ou "Robertão") era a denominação da principal competição nacional daquele ano.

Nesse torneio nacional de 1969, o Barra Mansa não poderia ter estreado de forma mais promissora. Logo na primeira rodada, atuando no estádio Esperidião Geraidine, em Barra Mansa, o Leão do Sul goleou por 5 a 0 a equipe mineira do Democrata de Governador Valadares. Após um empate diante da Desportiva do Espírito Santo, o time barra-mansense acumulou várias derrotas até encerrar sua participação com uma vitória de 2 a 1 sobre o Americano de Campos. 

Seguem abaixo os links das campanhas do Barra Mansa nos dois campeonatos nacionais:
Torneio Centro-Sul 1969
Campeonato Brasileiro (Série C) 1996

Por Diogo de Oliveira Paula

Nenhum comentário: