quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Há 64 anos, o Barra Mansa era Campeão Estadual do Rio de Janeiro de Profissionais

Há exatos 64 anos, no dia 14 de fevereiro de 1954, o Barra Mansa Futebol Clube entrava em campo diante do Valenciano para a última rodada do returno do Campeonato Fluminense de 1953. A vitória por 1 a 0 ocorreu no Estádio Nelson Fernandes Pentagna, no centro de Valença, e afastou qualquer chance do vice-líder Royal alcançar o Leão do Sul.

A competição reuniu quatorze equipes regionais que se enfrentaram em formato "todos contra todos" em dois turnos. Em 26 partidas no total, o Barra Mansa comandado pelo técnico Geraldo Maximiano Alves acumulou 17 vitórias, 6 empates e 3 derrotas; marcou 68 gols e sofreu 33.

As vitórias mais importantes, com certeza, foram diante dos rivais Central e Royal na casa dos adversários. No dia 19 de novembro de 1953, o Leão do Sul foi até Barra do Piraí e empreendeu uma sonora goleada de 4 a 0 sobre o Central. Na semana seguinte (6 de dezembro), o Barra Mansa visitou o Royal e venceu por 2 a 1.

A competição marcou também o primeiro encontro profissional entre as duas equipes barra-mansenses Barra Mansa e Siderantim. O Leão do Sul levou a melhor nos dois confrontos: 2 a 0 em 24 de maio de 1953 (com dois gols de Russo) e 2 a 1 no dia 31 de janeiro de 1954.

Obs.: Vale lembrar que, até 1960, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do Brasil e não fazia parte do estado do Rio de Janeiro. Desse modo, na época, as equipes do interior do Rio de Janeiro disputavam o Campeonato Fluminense; e as equipes cariocas disputavam o Campeonato Carioca.

# Campanha do Barra Mansa campeão fluminense de 1953

# Jornal carioca noticiando a conquista do Barra Mansa:

Um comentário:

Gino Lopes disse...

Parabéns pelo belo trabalho feito em memória do nosso BMFC