sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

"A união necessária", por Hyeróclio Barros - ex-presidente do Barra Mansa FC

No dia 20 de janeiro de 2018, o jornal "A Voz da Cidade" publicou um artigo escrito por Hyeróclio Virgílio de Carvalho Barros - presidente do Barra Mansa Futebol Clube no biênio 1988/1989. No texto, o jornalista e torcedor do clube faz uso de seus 86 anos de experiência para clamar por união dos desportistas, empresários, dirigentes e jornalistas da cidade a fim de reerguer o Leão do Sul. Abaixo segue o artigo na íntegra.

A união necessária

O Barra Mansa Futebol Clube tem relevância pela ligação profunda com a cidade sempre honrada em seus 109 anos. O clube e a comunidade formavam no passado uma só entidade.

A associação do barra-mansense como simpatizante e o time fez nascer à expressão Leão do Sul, identificando e qualificando o Barra Mansa. No campo, nas disputas a postura dos jogadores, a maneira de ser, a técnica, a força e a valentia com que defendia e atacava lembrando o rei da selva inspiraram a torcida. E ela, com a capacidade de divinizar assim o batizou e sacramentou.

É conhecida a crise que envolveu o clube. Sobrepõe a nós, torcedores e conhecedores de sua história, o dever de uma reflexão e o compromisso de sugerir algo que preserve o renome de um clube vinculado a saga do futebol brasileiro.

Encontraremos soluções na tradição de luta do desportista barra-mansense, na lucidez dos dirigentes, no apoio da fiel e entusiástica torcida, no poder público que há de possuir quadros com a sensibilidade política capaz de compreender que uma cidade também se engradece pela afirmação de valores culturais. Entre eles está o esporte.

Líderes empresariais se posicionando serão fator preponderante na recuperação de nosso prestígio esportivo. À mídia está reservando destaque no retorno dos tempos vitoriosos do Leão do Sul. A excelência do corpo jornalístico integrado a causa leonina ajudará na superação dos aziagos dias. 

Dirigentes que tanta contribuição já prestaram ao clube poderão repeti-la com suas experiências. As ações e presenças de jogadores que o defenderam serão valiosas nesta jornada.

A mística da camisa azul celeste representará e empolgará a força no agir que se impõe.

A reunião de vontades dos desportistas, com o aval da gloriosa histórica do Leão do Sul, é um imperativo da tradição do esporte de Barra Mansa inspirado e reunindo todos para a perenidade do clube que fala e toca os nossos corações.

Hyeróclio Barros 

Um comentário:

Renata osorio disse...

Resiliência e a capacidade que um indivíduo ou uma população apresenta, após momento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação. A nação LEÃO DO SUL sabe bem o que é  ser resiliente. Jamais desistiremos.
 Dentro da igreja, ajoelhe-se. No estádio de futebol, grite pelo seu time. Numa festa, comemore. Reencontrou um amigo, escute-o.
Vibre pelo nosso Leão do Sul.
Barramansenses de alma e coração, estejam presentes nos campos de batalha (de preferência num gramado verdinho com duas traves de gol) entreguem-se a paixão  pelo LEÃO.
Se não quiserem participar, tudo bem, então fiquem na sua, na sua casa, no seu canto, na sua respeitável solidão. Melhor uma ausência honesta do que uma presença desaforada.
 Como bem disse o respeitado e ilustre  sr. Hyeroclio a reunião de vontades dos desportistas, com o aval da gloriosa história do Leão do Sul, vai inspirar as novas gerações  para a perenidade do clube que tanto toca os nossos  corações.
Ass Renata Osório filha do Betao