segunda-feira, 1 de maio de 2017

Graças ao Barra Mansa, o futebol virou profissão na região Sul Fluminense

Barra Mansa campeão profissional em 1953
O ano de 1951 foi fundamental para o futebol da região Sul Fluminense. Afinal, foi neste período que se fundou o Departamento Estadual de Profissionais (DEP), iniciativa que substituiu a prática de falso amadorismo de alguns clubes da época, pela oficialização da profissão de jogador de futebol no interior do estado do Rio de Janeiro.

A década de 50 foi gloriosa para o Barra Mansa Futebol Clube e, mais ainda, porque aproveitou o embalo do período considerado como a “era profissional” do futebol fluminense. Em 1951, a Federação Fluminense de Desportos (FFD) anunciou o I Campeonato Fluminense de Profissionais.

Por intermédio do presidente do Barra Mansa na época - Nelson Geraidine -, o clube participou de todo esse processo com o “status” de co-fundador da competição, juntamente com outras importantes equipes do estado.

Em 27 de abril de 1952, o Barra Mansa entrou em campo, oficialmente, como clube profissional pela primeira vez. A partida foi realizada em casa, no extinto estádio Esperidião Geraidine, e o Leão do Sul venceu o rival Central por 2 a 0. O time barramansense entrou em campo com: Carlinhos; Silas, Itaguaí, Arlindo, Tião, Espíndola, Edgard e Edir; Milton, Pingo e Passa Quatro.

É importante ressaltar que, antes da década de 50, os clubes da região usavam de meios informais para remunerar seus atletas ("bichos"), deixando-os livres para treinarem e se dedicarem ao “oficio de jogar bola”. No entanto, esses meios não podem ser considerados como profissionais.

Sendo assim, de fato, pode-se afirmar que o Barra Mansa Futebol Clube foi precursor do profissionalismo na região Sul Fluminense, abrindo portas para vários atletas da cidade e região se ascenderem à profissão de jogador de futebol.

#oleaoestavivo

Nenhum comentário: