quinta-feira, 1 de abril de 2010

# Respostas sobre o "Quiz" do 1º de abril sobre o Leão do Sul

1. O Barra Mansa conquistou em campo duas vezes o acesso à elite do Campeonato Carioca?
Resposta: VERDADE. Além do acesso em 2014, o Barra Mansa também comemorou o acesso em 1995, quando foi campeão do Módulo Intermediário, mas arbitrariedades da Federação obrigaram o Leão do Sul a não disputar a Série A da época com a justificativa de que o clube não possuía um estádio com capacidade, ao menos, de 8 mil torcedores.    

2. O Barra Mansa foi oficialmente fundado em 1908?
Resposta: MENTIRA. A verdade é que o clube foi oficialmente fundado em 26 de setembro de 1915, como Barra Mansa Footbal-Club. No entanto, a data de 15 de novembro de 1908 vem sendo a considerada, mesmo sem haver registros que a comprovem como oficial.

3. O camisa 10 da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1950, no Brasil, jogou no Barra Mansa quando mais jovem?
Resposta: VERDADE. Jair Rosa Pinto - o dono da camisa 10 da Seleção na Copa de 1950 -, de fato, atuou pelo Barra Mansa na década de 1930, quando ele tinha apenas 17 anos, antes de brilhar por Madureira, Vasco, Flamengo, Palmeiras, Santos, São Paulo e Seleção Brasileira.

4. O Barra Mansa já foi campeão profissional da elite do estado do Rio de Janeiro?
Resposta: VERDADE. O Barra Mansa foi campeão estadual do Rio de Janeiro em 1953 e supercampeão do mesmo ano. O Flamengo foi o campeão metropolitano de 1953, isto é, numa competição em que só competiam equipes da cidade do Rio de Janeiro. Na época, as equipes do interior disputavam o Campeonato Fluminense, envolvendo equipes de todo o estado do Rio de Janeiro, exceto da cidade carioca. E as equipes da capital disputava o Campeonato Carioca, a fim de definir o campeão do estado da Guanabara. 

5. O primeiro uniforme da história do Barra Mansa já era azul?
Resposta: MENTIRA. A verdade é que o primeiro jogo de camisa do Barra Mansa Footbal-Club era branco. Apenas no final da década de 20 é que passou a se usar o azul com predominância.

 6. O Barra Mansa é, de fato, o primeiro clube de futebol do Brasil a se profissionalizar? 
Resposta: MENTIRA. A profissionalização do futebol brasileiro ocorreu apenas em 1933. Na época, os primeiros clubes a se oficializarem como profissionais foram os cariocas e paulistas. Registros apontam que a profissionalização do Barra Mansa ocorreu somente em 1951, com a criação do I Campeonato Fluminense de Profissionais. No entanto, sabe-se que, antes, muitas equipes pagavam gratificações e "bichos" a alguns atletas, o que, historicamente, não pode ser considerado uma profissionalização.  

Nenhum comentário: