sábado, 8 de abril de 2017

Há dois anos, na Série A, Barra Mansa escapava (dentro de campo) do rebaixamento

No dia 8 de abril de 2015, o Barra Mansa empatava com o Tigres Brasil em 1 a 1 pela última rodada da Série A do Campeonato Carioca daquele ano e conquistava (dentro de campo) o direito de se manter na elite da competição. Após um escanteio curto, Nandinho driblou o zagueiro e cruzou para Hudson, que ajeitou de cabeça para o próprio Nandinho marcar.

No entanto, o destino do Barra Mansa só seria definido meses depois e, da pior maneira possível: dentro de um Tribunal de Justiça Desportiva e longe de um campo de futebol. O clube havia sido denunciado pela equipe do Nova Iguaçu por causa de uma suposta escalação irregular de dois jogadores nas primeiras rodadas do campeonato.

O zagueiro Rômulo teria participado de sete jogos, e o lateral-direito Wesley de um, sem que os nomes deles estivessem na "Lista de Inscritos" — apesar de constarem no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira). A tal "Lista de Inscritos" foi criada naquele ano pela FERJ e abandonada no ano seguinte por ser desnecessária, senão para inibir equipes como o Flamengo de incluir mais atletas a fim de escalar equipes reservas durante a competição.

No dia 6 de abril, o TJD-RJ puniu o Barra Mansa com a perda de 15 pontos. A decisão decretou o rebaixamento para a Série B, já que o clube, que terminou na 14ª colocação (uma acima da zona de rebaixamento), com 9 pontos, foi a -6 e caiu para o último lugar.

O Barra Mansa até chegou a recorrer ao Pleno do TJD-RJ, mas a punição foi mantida por considerar a alegação improcedente. Até o STJD deu parecer desfavorável ao Leão do Sul colocando ponto final na discussão sobre o rebaixamento, já que o clube não tinha mais direito de recorrer.

Esse episódio, com certeza, foi mais um exemplo de derrota de goleada contra o futebol disputado dentro de campo, diante de torcedores apaixonados nas arquibancadas.

E o Nova Iguaçu? - que denunciou o Barra Mansa a fim de levar vantagem no tapetão? Nada se beneficiou da situação, porque terminou a competição na zona de rebaixamento e também foi rebaixado para a Série B.

Nenhum comentário: