quinta-feira, 5 de abril de 2018

Há 26 anos, Barra Mansa inaugurava seu estádio Leão do Sul

Na tarde de domingo de 5 de abril de 1992, o Barra Mansa Futebol Clube entrava em campo no estádio que, enfim, podia chamar de sua casa. O Leão do Sul, na Colônia Santo Antônio, era inaugurado após longos anos de disputas políticas na câmara dos vereadores e de obras intermináveis.

A partida era válida pela segunda rodada da Copa Rio e o adversário era o Mesquita. O Barra Mansa cumpriu bem com o "dever de casa" e venceu a equipe da baixada por 2 a 1, com gols de Isaías e Josimar, enchendo de orgulho os mais de mil torcedores presentes na nova casa.

A alcunha "Leão do Sul" foi herdada do antigo estádio - Esperidião Geraidine -, que foi a casa do Barra Mansa por 66 anos, de 1917 a 1983, e ficava no centro da cidade, atrás da Santa Casa.

# Abaixo, segue um breve histórico do Estádio Leão do Sul:
- Em outubro de 1983, o Barra Mansa FC obteve, na câmara dos vereadores, o empréstimo do terreno na Colônia Santo Antônio para a construção do novo estádio.
- Em 1985, com a presença de várias autoridades, é lançada a pedra fundamental e, graças a doações de empresários e venda de títulos de sócios-proprietários, conseguiu-se agilizar as obras para a conclusão do estádio, o que durou mais de 6 anos.
- Apenas em 1992, o Leão do Sul teve a sua nova toca pronta.

# Ficha técnica e foto do jogo de inauguração no Leão do Sul:
5 de abril de 1992
Barra Mansa 2x1 Mesquita
Local: Colônia Santo Antônio (Leão do Sul)
Gols: Isaías e Josimar
Barra Mansa: Haroldo; Almir, Ernani (Fábio), Paulo Ramos e Juarez; Oliveira, Isaías e Leco; Josimar, Deca e Kley. Técnico Jorge Ferreira.
Time da inauguração do estádio da Colônia

Nenhum comentário: