domingo, 12 de março de 2017

Barra Mansa é um dos times que mais vai viajar durante a Série B1

Com os 21 participantes da Série B1 do Campeonato Carioca definidos, começa o planejamento de cada equipe para o começo da competição, dentro de dois meses. Entre os pontos mais importantes dessas diretrizes, está o deslocamento pelo Estado do Rio de Janeiro para, no mínimo, 20 partidas dentro da competição.Aqui vai uma relação aproximada sobre quais serão os clubes que mais irão se deslocar por terras fluminenses durante a Segundona, com projeções fieis em relação a quanto cada time terá que rodar durante o torneio.

O pódio dessa lista pertence aos clubes de Campos dos Goytacazes. Por serem de uma área mais afastada da Região Metropolitana – que terá 13 equipes, mais da metade dos participantes –, os times do Norte Fluminense serão obrigados a um deslocamento bem maior que seus adversários. O Campos, último a ter participação confirmada na B1, precisará rodar nada menos que 5.757 km, o equivalente a quase cinco voltas completas no Estado do Rio de Janeiro.

Para se ter uma ideia da distância que o Roxinho terá de percorrer durante a Segundona, ela é maior do que a que separa o Rio de Janeiro de Ushuaia, cidade argentina que fica mais ao Sul do continente americano, e que é conhecida como "o fim do mundo". Ao todo, são 5.717 km que separam as duas localidades, 40 km a menos do que a peregrinação do Campos Atlético pelas estradas fluminenses.

O Americano é o segundo colocado na lista e perde por pouco: 5.598 km de rodagem. Isto, é claro, considerando que a equipe dispute seus jogos "em casa" no Estádio Antônio Ferreira de Medeiros, o Ferreirão, na cidade Cardoso Moreira, como aconteceu em 2016. O deslocamento entre Campos e a "Cidade Carinho" acaba aumentando um pouco mais uma numeração que já nasceu extensa. Em terceiro lugar, vem o Goytacaz, que rodará 4.682 km pelo Rio de Janeiro, entre idas e vindas.

Porém, a vida também não é simples para outros times do interior. O Barra Mansa, da Região Sul, percorrerá quase 4 mil quilômetros, enquanto o Friburguense, situado na Serra, fica perto dos 3 mil. Entre os clubes da capital, o America é que precisará rodar mais, superando por muito pouco o Tricolor da Serra na quilometragem. Jogos fora de casa contra os três campistas levantam os números rubros. Na ponta de baixo da "tabela", estão Itaboraí, Artsul e Olaria, que superam ligeiramente os 1.500 km.

A contagem ainda será certamente maior para os clubes que conquistarem classificações para as finais de cada turno e do campeonato como um todo. Neste caso, não é possível prever até que ponto chegam as distâncias, já que isso dependerá da classificação de cada time durante o torneio. Porém, considerar a Série B1 do Estadual uma grande viagem pelo Rio é uma definição mais do que justa.

Confira abaixo o quanto, aproximadamente, cada time da Série B1 viajará:
(entre parênteses, a diferença entre o Rio de Janeiro e um local equivalente, em distância)

Campos: 5.757 km (Rio - Ushuaia, Argentina)
Americano: 5.598 km (Rio - Chiclayo, Peru)
Goytacaz: 4.682 km (Rio - Manaus, Amazonas)
Barra Mansa: 3.978 km (Rio - Rio Branco, Acre)
America: 2.978 km (Rio - Ji-Paraná, Rondônia)
Friburguense: 2.973 km (Rio - Cochabamba, Bolívia)
Serra Macaense: 2.920 km (Rio - Bacabal, Maranhão)
Duque de Caxias: 2.801 km (Rio - Junín, Argentina)
Audax Rio: 2.601 km (Rio - Buenos Aires, Argentina)
Serrano: 2.591 km (Rio - Natal, Rio Grande do Norte)
Tigres: 2.486 km (Rio - Mossoró, Rio Grande do Norte)
Sampaio Corrêa: 2.269 km (Rio - Recife, Pernambuco)
São Gonçalo EC: 2.246 km (Rio - Caruaru, Pernambuco)
Barcelona: 2.081 km (Rio - Maceió, Alagoas)
Barra da Tijuca: 1.976 km (Rio - Uruguaiana, Rio Grande do Sul)
São Cristóvão: 1.911 km (Rio - Cuiabá, Mato Grosso)
Queimados: 1.861 km (Rio - Pelotas, Rio Grande do Sul)
Gonçalense: 1.756 km (Rio - Assunção, Paraguai)
Itaboraí: 1.592 km (Rio - Salvador, Bahia)
Artsul: 1.565 km (Rio - Porto Alegre, Rio Grande do Sul)
Olaria: 1.501 km (Rio - Foz do Iguaçu, Paraná)

OBS.: A lista é uma projeção porque leva em consideração os mandos de campo tradicionais de cada clube (Campos no Ângelo de Carvalho, Americano no Ferreirão, Goytacaz no Aryzão, Barra Mansa no Leão do Sul, America no Giulite Coutinho, Friburguense no Eduardo Guinle, Serra Macaense no Moacyrzão, Duque de Caxias no Marrentão, Audax, Barcelona e Barra da Tijuca em Moça Bonita, Serrano no Atílio Marotti, Tigres em Los Larios, Sampaio Corrêa no Lourival Gomes, São Gonçalo e Itaboraí no Alzirão, Queimados e Artsul no Nivaldo Pereira, São Cristóvão e Olaria na Rua Bariri), que podem sofrer alterações ao longo do campeonato.

Fonte: FutRio

Nenhum comentário: