sexta-feira, 25 de setembro de 2015

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte XIX (2011 a 2015)

BMFC campeão do I Turno do Carioca 2014: Em pé: Rafael Maia, Magno, Sérgio Manoel, William, Vinicius da Silva, Carlos Alberto, Thiago José e Iago; agachados: Matheus, Rodrigo, Vinícius Meira, Audren, Rafael Laurenço, Brasinha, Luiz Fernando, Vitinho, Oliveira, Kaike. 
2011 – No dia 12 de fevereiro, o Barra Mansa estreou na Série B do Campeonato Carioca 2011 com vitória de 1 a 0 sobre a equipe do Estácio, no Rio de Janeiro (com gol de Lucas). O time prosseguiu na competição fazendo campanha irregular, mas o suficiente para garantir a classificação para a fase seguinte. Ainda nessa fase, em 2 de março, o Leão do Sul impôs uma goleada marcante – 8 a 0 sobre o Aperibeense (com três gols de Fernando Camargo, três de Tiago Amaral,  um de Rafael Laurenço e  outro de Wellygton Maranhão. Na segunda fase, o Barra Mansa teve um bom início ao empatar a primeira partida em 1 a 1 com o forte Bunsucesso (gol de Vinícius) e vencer as duas seguintes: 2 a 1 no Tigres Brasil (dois gols de Fernando Camargo) e 2 a 1 no Estácio (Fernando Camargo e Frank). No entanto, a equipe passou a apresentar uma campanha mediana a partir da quarta rodada em diante no campeonato, terminando em 5º lugar na classificação geral.

2012 – O Barra Mansa estreou na Série B do Campeonato Carioca 2012 em 4 de fevereiro e venceu o Artsul por 1 a 0 (gol de Victinho), no estádio Leão do Sul. A equipe barramansense prosseguiu fazendo boa campanha e fechou a fase inicial com uma goleada de 7 a 1 sobre o Rio Branco de Campos (com gols de Dalbert, Arimax, Tiago Amaral, Paulo Victor, Bahia e dois de Renan), conquistando, assim, a classificação para a fase seguinte. Na segunda fase, o Leão do Sul começou bem ao conquistar um empate em 1 a 1 sobre o Goytacaz, em Campos (gol de Tiago Amaral). Todavia, o time não conseguiu manter os bons resultados de antes e terminou o campeonato apenas em 8º lugar.

2013 – O Barra Mansa fez sua primeira partida na Série B do Campeonato Carioca 2013 em 2 de março e empatou em 2 a 2 com o Angra dos Reis, na casa do rival (com gols de Tarcísio e Tiago Amaral). O time não teve um bom início e só foi vencer a primeira partida na quinta rodada – 4 a 2 diante do Artsul (dois gols de Tiago Amaral, um de Marcão e um de Matheus) –, e, por isso, não se classificou para as finais do primeiro turno. No segundo turno, o Leão do Sul estreou com derrota de 3 a 1 para o Tigres e, em seguida, recuperou-se com duas vitórias – 1 a 0 no Barra da Tijuca (gol de Brasinha) e 3 a 1 no Serra Macaense (2 gols de Jeferson e um de Brasinha) –, mas a campanha irregular não possibilitou que o time se classificasse para as finais do turno. Eliminado, o Barra Mansa concluiu sua participação apenas em 9º lugar no geral.

2014 – O Barra Mansa montou um time modesto para a Série B do Campeonato Carioca 2014, com a maior parte dos atletas oriundos da região. A derrota na estreia, em casa, para o São João da Barra por 1 a 0 não abalou os jogadores do Leão. Mesmo contestado por muitos, o time treinado por Wilson Leite deu a volta por cima e não soube o que é perder no restante do primeiro turno – venceu a tradicional equipe do Americano, de Campos, por 3 a 2 (gols de Kaike, Jeferson e Victinho), empatou com o Goytacaz em 2 a 2 (Rafael Laurenço e Thiagão), goleou o América por 4 a 1 (Kaike, Rodriguinho, Vitinho e Jeferson), venceu a Portuguesa por 1 a 0 (Carlão), venceu o São Gonçalo por 3 a 2 (dois de Jeferson e um de Kaike), empatou em 0 a 0 com o Barra da Tijuca, venceu por 3 a 0 o Paduano (Rafael, Kaike e Jeferson) e, por fim, venceu Queimados por 3 a 2 (dois de Jeferson e um de Kaike), conquistando, assim, a classificação em primeiro lugar geral para a semifinal do turno e, por isso, a vantagem de jogar pelo empate. / O adversário da semifinal foi a equipe da Portuguesa e, no dia 5 de abril, o Leão do Sul conquistou a classificação para a final com um empate de 1 a 1 (gol de Jeferson). Na decisão do turno, no estádio Leão do Sul, o Barra Mansa enfrentou o Olaria em 5 abril e um empate em 2 a 2 (gols de Thiagão e Kaike) garantiu o título de campeão da Taça Santos Dumont (primeiro turno) e, de quebra, a conquista de uma vaga para o triangular final da Série B do Campeonato Carioca. / Com a classificação já garantida para a decisão da competição, o Barra Mansa não conseguiu uma campanha regular no segundo turno, sendo derrotado nas duas primeiras partidas e, por isso, não se classificou para as finais do returno. / No dia 11 de junho, no estádio Leão do Sul, o Barra Mansa iniciou a sua participação no Triangular Final ao empatar em 0 a 0 com o Tigres. Na segunda rodada, o Leão se recuperou com uma vitória fora de casa – 2 a 1 no Barra da Tijuca (gols de Kaike e Audren). No jogo seguinte, em 25 de junho, no estádio Los Larios, em Duque de Caxias, o time barramansense venceu o Tigres por 2 a 1 (gols de Bahia e Kaike) e conquistou, de forma antecipada, o título de campeão da Série B do Campeonato Carioca e, claro, o acesso para a disputa da Série A do estadual em 2015. Para cumprir tabela, o Barra Mansa ainda venceu o Barra da Tijuca por 2 a 0 (gols de Jeferson e Rafael Laurenço), diante de um estádio lotado que presenciou os jogadores do Leão do Sul levantar o troféu de campeão.

2015: Primeira partida do Barra Mansa no Maracanã e televisionada 
2015 – O ano de 2015 foi especial para o time barramansense por dois motivos: primeiro, porque é o ano do centenário de fundação oficial do Barra Mansa Futebol Clube e, segundo, porque foi a primeira vez que o Leão do Sul disputou a elite do Campeonato Carioca, enfrentando, enfim, os quatro grandes clubes da capital do Rio de Janeiro. / O Barra Mansa estreou na Série A do Campeonato Carioca 2015 em 31 de janeiro contra o rival Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira, e, o mais incrível, diante do predomínio da torcida do Barra Mansa em relação a do Voltaço (público de mais de 7 mil pessoas no clássico regional). Mesmo jogando melhor, o Leão do Sul perdeu por 1 a 0. Na semana seguinte, o Barra Mansa fez seu primeiro jogo oficial no Maracanã e televisionado, mas foi goleado por 4 a 0 pelo Flamengo. Em 8 de fevereiro, o Barra Mansa, enfim, fez seu primeiro gol na competição (com Diogo), porém perdeu para o Friburguense por 2 a 1. Após empate em 0 a 0 com o Bonsucesso, o Barra Mansa fez um jogo memorável contra o Vasco, no São Januário, empatando em 1 a 1 (gol de Victinho) e mostrando que a equipe tinha qualidade. Nas rodadas seguintes, o Leão do Sul acumulou resultados negativos, mesmo jogando melhor em muitas partidas e só foi vencer um jogo no dia 18 de março, pela 11ª rodada: 2 a 1 sobre o Nova Iguaçu (gols de Victinho e Kaike). Na partida seguinte, o Barra Mansa surpreendeu mais uma vez contra um grande da capital: empate em 1 a 1 com o Botafogo (gol de Hudson). Na semana seguinte, o Leão do Sul quase aprontou para cima do Fluminense, saindo na frente no placar, mas foi superado pelo tricolor carioca pro 4 a 2 (com Hudson e Jean marcando para o Barra Mansa). Após a derrota para o Macaé por 2 a 1, o Barra Mansa chegou na última rodada dependendo de si próprio para escapar do rebaixamento. Em 8 de abril, o Leão do Sul foi a Duque de Caxias e empatou em 1 a 1 (gol de Nandinho) com o Tigres, terminando a competição em 14º lugar, à frente de Boavista e Nova Iguaçu, que, no campo, foram rebaixados. No entanto, o Barra Mansa foi denunciado por escalação irregular de dois atletas que, nas primeiras rodadas, não estavam devidamente regularizados. Após várias instâncias no TJD-RJ, confirmou-se a perda de 15 pontos do Barra Mansa e, assim, decretado o rebaixamento do clube para a Série B. / Após mudanças na direção do clube, o Leão do Sul se levantou-se e montou um time para a disputa da Copa Rio 2015. O Barra Mansa estreou no torneio em 29 de agosto contra o Boavista e empatou em 0 a 0. Na rodada seguinte, o Barra Mansa foi goleado pelo Voltaço por 5 a 0, mas se recuperou nas duas rodadas seguintes: empate em 0 a 0 com o Duquecaxiense e vitória sobre o Audax por 1 a 0 (gol de Pedrinho).  

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte I (ano 1915)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte XVIII (2001 a 2010)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: