quinta-feira, 25 de junho de 2015

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte X (1955 a 1960)

Barra Mansa de 1956. Em pé: Hamiltom (técnico), Silas, Chepeiro, Mizinho, Padeiro, Zé carlos e Piranguinha; Agachados: Joãozinho, Edy, Lauro, Otávio e Poleca.
1955/1956 – O IV Campeonato Fluminense foi iniciado no mês de abril e os clubes da região do Vale do Paraíba foram divididos em dois grupos. Na fase inicial, o Barra Mansa não teve tanta facilidade para superar seus rivais, uma vez que sua classificação esteve ameaçada após derrotas fora de casa contra Resende (2 a 0) e Siderantim (2 a 1). No entanto, as importantes vitórias do Leão do Sul na reta final contra Comercial (2 a 0) e Volta Redonda (3 a 0) garantiram-lhe o primeiro lugar no grupo, à frente de Guarani e Comercial (ambos de Volta Redonda), os quais também se classificaram para a fase final do campeonato. Na fase decisiva, o Barra Mansa obteve uma campanha razoável, perdendo pontos para equipes consideradas mais fracas e passando imbatível pelo temido esquadrão do Frigorífico, de Mendes – vitória em casa (2 a 0) no primeiro turno e empate fora (1 a 1) no returno. Todavia, tais triunfos não foram o suficiente para desbancar o Frigorífico e, por isso, teve que se contentar com o vice-campeonato e a vaga, juntamente com a equipe de Mendes, para o Supercampeonato Fluminense de 1955. / Entre os meses de março e junho de 1956, foram realizadas as partidas do Supercampeonato Fluminense de 1955. Seis equipes foram divididas em dois grupos, sendo o Barra Mansa enquadrado no grupo A, ao lado de Cruzeiro (de Niterói) e o já conhecido Frigorífico. A estreia do Leão ocorreu em 18 de março e o resultado foi uma incrível goleada de 4 a 0 em cima do atual campeão fluminense – o Frigorífico –, com gols de Lauro (2), Joãozinho e Poleca. O Barra Mansa conquitou a classificação para a próxima fase com outra goleada, dessa vez diante do Cruzeiro (3 a 0), em partida realizada em 22 de abril, em Barra Mansa, com gols de Lauro (2) e Otavinho. Pelo grupo B, o Goytavaz desbancou seus adversários e conquistou a vaga para decidir o supercampeonato com o Barra Mansa. O primeiro jogo da decisão foi em 10 de junho, em Campos, e o Leão conquistou um importante empate em 1 a 1. Para a partida de volta, não se sabe por qual motivo, Barra Mansa e Goytacaz se enfrentarm em Niterói no dia 17 de junho e o resultado final foi favorável à equipe do norte-fluminense – uma surpreendente goleada de 6 a 0 –, levando o time barramansense a mais um vice-campeonato na temporada.

1956 – A Federação Fluminense de Desportos passou por modificações e reestruturou todo o campeonato fluminense. Para a temporada de 1956, 23 equipes fluminenses se inscreveram e foram distribuídas em 5 zonas regionalizadas. A zona em que o Barra Mansa se enquadrou também valia para o título do Vale do Paraíba e o campeão ainda se classificaria para a fase final do campeonato estadual. O Leão do Sul obteve bons resultados durante o certame, com várias vitórias, sendo as de maior destaque o triunfo de 2 a 1 diante do Central e a goleada de 5 a 1 frente ao Frigorífico, ambas em Barra Mansa. O título de campeão da Vale do Paraíba ficou com o Barra Mansa. Classificado para a fase seguinte, o Leão do Sul não seguiu na competição por não concordar com a mudança do regulamento da competição, já que a FFD quis adicionar duas equipes extras à fase final da competição.

1957 – Para o ano de 1957, o Barra Mansa Futebol Clube não pôde se inscrever para as competições profissionais, uma vez que foi suspenso por 200 dias pela FFD em função fdo ocorrido na fase regional do Campeonato Fluminense de 1956. Em campo, o Leão do Sul conquistou a Taça João Chiesse Filho ao vencer o Barbará no dia 15 de novembro.

1958 – Após um breve afastamento do profissionalismo, o Barra Mansa retornou em 1958 para disputar a Zona Vale do Paraíba, torneio que também valia vaga para as finais do Campeonato Fluminense de 1958. O Leão do Sul superou seus adversários e se sagrou campeão da Zona Vale do Paraíba, desbancando o seu mais novo rival da cidade – a Associação Atlética Barbará. Todavia, os rumos do Barra Mansa pareciam incertos e o clube abandonou o profissionalismo antes mesmo dos jogos decisivos do campeonato fluminense, passando a vaga para o Barbará.

1959 – Não foi encontrado registro sobre o Barra Mansa Futebol Clube no ano de 1959.

1960 – Em 27 de maio de 1960, o jornal “O Progresso” deu destaque para uma partida realizada no dia 11 de maio, no estádio Esperidião Geraidine, quando a equipe local do Barra Mansa abateu a Associação Atlética Bananalense pela esmagadora contagem de 8 a 2. Em campo, o Leão do Sul levantou o Troféu Ponce de Leon.

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte I (ano 1915)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte IX (1951 a 1954)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte XI (1961 a 1965)

Nenhum comentário: