sexta-feira, 24 de abril de 2015

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte III (1921 a 1925)

Barra Mansa Foot-Ball Club de 1925
1921 – Neste ano, dois grandes resultados conquistados pelo Barra Mansa contra equipes cariocas foram destaques nos jornais da cidade. No dia 12 de setembro, realizou-se em Barra Mansa uma partida contra o Sport Club Tijuca e a equipe barramansense impôs uma sonora goleada de 13 a 1, com gols de Carlito (6), Alberto (4) e Romeu (3). No dia 20 de novembro, o Barra Mansa recebeu o Bonsucesso e venceu por 6 a 3, com gols de Carlito (3), Alberto (2) e Barbosa.

1922 – No dia 7 de maio, o Barra Mansa recebeu um combinado do Clube de Regatas Vasco da Gama. O jogo, que atraiu grande número de torcedores ao campo do Barra Mansa, terminou em 3 a 3. O resultado não agradou a imprensa barramansense, que cobrou mais empenho e treinamento de seus jogadores. Em 1922, já aparecia o nome de Esperidião Geraidine compondo a diretoria do clube, assumindo como 1º tesoureiro. E, no jornal “Gazetinha”, de 6 de maio de 1922, publicava-se a seguinte nota sobre reformas no campo do Barra Mansa: “A nova diretoria já está trabalhando para recolocar o Barra Mansa Foot-Ball Club em situação de destaque. Alguns melhoramentos estão sendo realizados no campo de futebol como, por exemplo, a grade que isole os jogadores da torcida, que sempre tomada pela emoção invadi o campo. A diretoria pensa restabelecer em breve o funcionamento do banheiro, colocando a disposição de seus sócios jogadores”.

1923 – Em abril de 1923, foi organizado o primeiro campeonato municipal de Barra Mansa, quando todos os sócios do Barra Mansa Foot-Ball Club poderiam montar seus times e entrar na disputa. Seriam entregues 11 medalhas aos jogadores do time campeão e uma taça, oferecida pelo jornal “O Sport”. A taça ficaria temporariamente com o time campeão, e em definitivo com a equipe que conquistasse três campeonatos seguidos. O Torneio “Initium” teve início no dia 29 de maio, com jogos entre o Barra Mansa Foot-Ball Club, Floriano Peixoto, Almirante Barroso, Tiradentes, e Marcílio Dias. Lamenta-se não ser encontrada mais nenhuma fonte para pesquisa sobre o campeonato, não se pode precisar quais times participaram e quem se sagrou campeão. Apenas a certeza de que esse campeonato foi a única atividade esportiva do clube no ano.

1924 – No dia 16 de março, o Barra Mansa Foot-Ball Club enfrentou o time do Tennis Foot-Ball Club, da cidade de Mendes. Em jogo, estava a disputa da Taça Hanseatica, oferecida pela cervejaria Hanseatica. O time barramansense venceu a partida pelo placar de 3 a 1 e assegurou o que talvez seja a sua primeira taça. No “Jornal do Brasil”, de 27 de agosto de 1924, mereceu nota a partida do dia 24 de agosto, quando o primeiro e o segundo time do Barra Mansa enfrentou o Tupy Sport Club, campeão da Serra do Mar, sendo derrotado pelos reservas do Tupy e empatando com os titulares.

1925 – O jornal “Gazetinha”, de 29 de agosto de 1925, publicou uma nota se mostrando satisfeita com as vitórias do Barra Mansa após não permitir mais jogadores de fora em seu elenco e dizia “Depois que a diretoria atual assumiu o compromisso de abolir os enxertos (incluir no time jogadores de fora da cidade), as vitórias do Barra Mansa Foot-Ball Club vão se acentuando a cada dia. Não só aumentou o estímulo dos nossos jogadores como o interesse de nossa população pelo clube. O Barra Mansa deve ser barra-mansense”. Prosseguindo, o texto informa as partidas vitoriosas: sobre o Rezende por 3 a 2; sobre o Clube de Regatas Flamengo por 4 a 1 (gols de Walter, Braune, Amadeu e Carequinha); sobre o Central Sport Club por 4 a 1; sobre o Sara Foot-Ball Club por 6 a 0, com gols de Braune (3), Alberto, Saquarema e Carequinha; sobre o Mário Carrão Foot-Ball Club por 4 a 1, com gols de Alberto (2), Braune e Carequinha, duas vitórias sobre o time do General Carlos Arlindo, do Rio de Janeiro – 3x0 (dois gols de Amadeu um de Saquarema) e 5x1 (três gols de Carequinha e dois de Alberto); sobre o Sport Club Basil por 3 a 1, com três gols de Alberto.

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte I (ano 1915)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte IV (1926 a 1930)

Fonte: Pesquisas de Nikson Salem

Nenhum comentário: