terça-feira, 21 de abril de 2015

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte II (1916 a 1920)

Fernando e Braune - dois atletas do BMFC na década de 1910
1916 – O Barra Mansa Foot-Ball Club passou a atuar contra as equipes da região e, em 21 de maio, o clube venceu por 1 a 0 o Redondense Athletico Foot-Ball Club, no campo do adversário, com gol de Silico. Entre outros oponentes, em 2 de junho, a equipe barramansense foi a Quatis e empatou em 2 a 2 com o Quatiense. No mês seguinte, o Barra Mansa foi à cidade de Bananal e, em confronto entre reservas, venceu por 3 a 0 o time local – o Sport Club Rio Branco -, com gols de Olindino, Silico e Rafael, mas, no jogo principal, vitória da equipe bananalense por 2 a 1.

1917 – O Barra Mansa teve seu campo inaugurado no mês de abril de 1917 e mais conquistas vieram, tais como as vitórias contra o Rezendense e o Quatiense. A revista “Cartão Postal”, de 17 de junho, assim descreveu a vitória em revanche contra o Rezende: “Conforme esperávamos, o nosso glorioso Barra Mansa Foot-Ball Club, poucas horas deixou o seu digno adversário de Resende gozar a vitória do dia 3. Assim, com o intuito puramente de revanche, para lá seguiram, domingo passado, os dois primeiros times da nossa sociedade sportiva, trazendo, como era de esperar, os louros colhidos com a derrota dos valentes 1º e 2º times do Rezende Foot-Ball Club”.

1918 – No dia 27 de janeiro, os jogadores do Barra Mansa se dirigiram à cidade mineira de Riberirão Vermelho para um amistoso interestadual contra a equipe local – Irmãos Foot-Ball Club – e foram vencedores pelo placar de 2 a 0, com dois gols de Balthazar. O jornal “Gazetinha” descreveu um dos gols do artilheiro da seguinte forma: “Depois de lances admiráveis, com passes bem combinados, conseguiu Balthazar varar o gol adversário, marcando o primeiro ponto para o seu clube”. Mais confrontos se sucederam durante o ano – Barra Mansa 2x1 Sport Club de Mendes (gols de Rafael e Balthazar); Barra Mansa 1x1 Paracamby; Barra Mansa 1x0 Tiro 491, de Barra Mansa, com gol de Barros.

1919 – Diante da pouca atividade do Barra Mansa nos primeiros meses do ano, o jornal “Gazetinha”, de 17 de julho de 1919, fez questão de parabenizar a iniciativa de alguns barramanseses da cidade que estavam empenhados com a retomada do clube, tal como se nota nesse trecho: “Alguns rapazes estão tratando da reorganização do Barra Mansa Foot-Ball Club. Nós que sempre batemos palmas aos que trabalham pelo engrandecimento desse querido torrão fluminense, enviamos daqui os nossos calorosos parabéns a esses dignos moços pela brilhante iniciativa, desejando vitórias sobre vitórias ao valoroso clube, justamente aclamado no ano findo, o Campeão do Sul do estado”.

1920 – O ano de 1920 foi de mais atividade no futebol do clube. Entre os resultados que foram destaques, no dia 11 de abril, o Barra Mansa recebeu a equipe do Barra do Piray Foot-Ball Club e venceu por 1 a 0, com gol de Bianco; em agosto, mais uma vitória do time barramansense que enfrentou o Rezendense no campo do Barra Mansa (2 a 1, com gols de Rafael e Agnaldo); no mês de setembro, o Barra Mansa foi derrotado pelo time do Fluminense Foot-Ball Club, de Resende, por 2 a 1.

História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte I (ano 1915)
História do Barra Mansa Futebol Clube - Parte III (1921 a 1925)

Fonte: Pesquisas de Nikson Salem

Nenhum comentário: