domingo, 22 de março de 2015

Histórico de confrontos: Barra Mansa x Botafogo

Barra Mansa e Botafogo de 1965
Nesta quarta-feira (25 de março), às 19h30, Barra Mansa e Botafogo se enfrentarão pela décima-segunda rodada do Campeonato Carioca. O confronto será o primeiro considerando apenas jogos oficiais. Entretanto, os dois clubes já se enfrentaram amistosamente muitas vezes ao logo da história.

O primeiro jogo que se tem notícia entre os dois times data-se de 1945, quando um misto do Botafogo visitou Barra Mansa e venceu os donos da casa por 3 a 2.

Em 20 de junho de 1952, um empate de 4 a 4 entre as duas equipes não deixou os espectadores da partida decepcionados com tantos gols. Ainda na década de 50, ocorreram duas goleadas do Botafogo: 4x1 (em 11 de janeiro de 1956) e 8x1 (em 1957).

Já na década de 60, mais dois jogos: um empate em 1x1 (em 14 de fevereiro de 1960) e o último e polêmico confronto de 30 de setembro de 1965.

A partida amistosa de 1965 foi cercada pela polêmica a respeito do craque Garrincha que, na época, demonstrava vontade de prolongar um afastamento dos jogos, enquanto que a diretoria do Botafogo insistia pela volta do jogador, convocando-o para a partida contra o Barra Mansa. No entanto, Garrincha desrespeitou a ordem e não atuou nesse jogo. A diretoria do Barra Mansa havia investido Cr$7 milhões pela cota do jogo contra o Botafogo e ficou decepcionada com a ausência do Anjo das Pernas Tortas.

Sobre esse jogo, as matérias dos jornais da época registraram que o Barra Mansa jogou muito bem e levou muito perigo à meta do arqueiro alvinegro Manga. Mas o time do Botafogo contava com os selecionáveis Rildo, Gérson e Jairzinho (os dois últimos campeões da Copa do Mundo de 70) e venceram o Leão do Sul pelo placar mínimo de 1 a 0 (gol do Furacão Jairzinho).

Neste ano, em janeiro de 2015, Botafogo e Barra Mansa se enfrentaram em jogo-treino e o resultado final foi de 2 a 0 para os alvinegros.

Ficha técnica do jogo de 30 de setembro de 1965:
Barra Mansa 0x1 Botafogo
Local: Estádio Esperidião Geraidine
Renda: Cr$10 milhões
Gol: Jairzinho (Botafogo)
Barra Mansa: Carvoeiro; Canário, Sargento, Vasco e Cacá; Carangola e Luizinho; Joãozinho, Jerônimo, Odir e Tarugo.
Botafogo: Manga; Mura, Zé Carlos, Paulistinha e Rildo; Gérson e Afonsinho; Zélio (Íris), Jairzinho, Sicupira e Arthur. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: