sábado, 2 de fevereiro de 2019

Estádios do Barra Mansa Futebol Clube

ESTÁDIO LEÃO DO SUL
Local: Colônia Santo Antônio
Período de utilização pelo Barra Mansa: desde 1992
Inauguração: 5 de abril de 1992, Barra Mansa 2x1 Mesquita (gols de Isaías e Josimar), pela Copa Rio
Breve histórico: Em outubro de 1983, o Barra Mansa FC obteve, na câmara dos vereadores, o empréstimo do terreno na Colônia Santo Antônio para a construção do novo estádio. Em 1985, com a presença de várias autoridades, é lançada a pedra fundamental e, graças a doações de empresários e venda de títulos de sócios-proprietários, conseguiu-se agilizar as obras para a conclusão do estádio, o que durou mais de 6 anos. Apenas em 1992, o Leão do Sul teve a sua nova toca pronta.

ESTÁDIO ESPERIDIÃO GERAIDINE 
Local: Centro
Período de utilização pelo Barra Mansa: 1917 até 1983
Inauguração: 25 de março de 1917, Barra Mansa 4x1 Infantil de Pinheiral (gols de Vidal, Saquarema, Walter e Saquarema).
Último jogo: Barra Mansa 4x4 Flamengo, amistoso entre veteranos (12 de novembro de 1983)
Breve histórico: O presidente Esperidião Geraidine, durante a sua gestão, usou de sua influência com o provedor da Santa Casa na época, Luiz Ponce de Leon, e conseguiu ocupar o terreno onde se construiu o estádio. Por mais de 60 anos, o local foi a casa do Leão do Sul. Porém, em 1983, a Santa Casa conseguiu retomar a posse de boa parte do terreno, obrigando o time a buscar um novo lar. Atualmente, o espaço onde ficava o estádio foi aberta a rua Cristóvão Leal e, mais recentemente, foi construída uma unidade de ensino, além, claro, do terreno ocupado pela Santa Casa.  

CAMPO DA FIGUEIRA
Local: Figueira
Período de utilização pelo Barra Mansa: de sua fundação oficial (1915) até abril de 1917.
Inauguração: 29 de maio de 1910, Time Verde 1x1 Time Branco (as duas equipes eram formadas pelos associados do Foot-Ball Club Barramansense)
Breve histórico: O primeiro campo do Barra Mansa Futebol Clube era localizado onde hoje está a fábrica da “Bom Gosto” (antiga Nestlé).

Méritos pela pesquisa: Nikson Salem e Diogo de Oliveira Paula

Nenhum comentário: