domingo, 15 de março de 2015

Barra Mansa x Nova Iguaçu - Leão sempre levou a melhor nas competições

Adílio estreando pelo Barra Mansa contra o Nova Iguaçu em 1995
Barra Mansa e Nova Iguaçu se enfrentarão na próxima quarta-feira (18), às 18h30, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, mas o que poucos sabem é que esse confronto tem muita história para contar e, melhor ainda, que o Leão do Sul se deu melhor em todas as três competições disputadas por essas duas equipes.

Disputa pelo acesso à elite em 1995
O primeiro encontro ocorreu em 3 de fevereiro de 1995, no estádio Leão do Sul, pelo Campeonato Carioca de 1995, e o Nova Iguaçu surpreendeu o Barra Mansa com uma vitória por 2 a 1. No entanto, no jogo de volta, válido pela última rodada da competição, a situação era favorável ao time da Baixada, uma vez que o empate garantia o acesso do clube de Nova Iguaçu à elite do futebol carioca. Para o Leão do Sul, apenas a vitória importava. Em partida realizada em 16/3/1995, na cidade de Mesquita, brilhou a estrela de Luis Fernando, autor do gol da vitória e da conquista do título e do acesso à 1ª divisão do futebol do estado do Rio de Janeiro.

Classificação garantida para as fases finais da Copa Rio em 1995
No segundo semestre de 1995, Barra Mansa e Nova Iguaçu caíram no mesmo grupo da fase classificatória da Copa Rio 2015. Em 10/9/1995, um empate em 1 a 1 ocorreu entre as equipes. No jogo válido pelo returno, mais de 2 mil torcedores foram ao estádio Leão do Sul torcer e assistir a estreia de Adílio (ex-Flamengo) com a camisa do Barra Mansa. A vitória de 2 a 0 garantiu o Leão na próxima fase e eliminou de vez o Nova Iguaçu do torneio.

Disputa pelo acesso à elite em 1996
Em 1996, as duas equipes voltaram a se encontrar na Série B do Campeonato Carioca. Isso porque a FFERJ vetou a participação do Barra Mansa na Série A por motivos nunca bem esclarecidos. Em 4/5/1996, um empate em 2 a 2 ocorreu entre os clubes. Já em 7/7/1996, pelo returno, o Nova Iguaçu surpreendeu o Leão do Sul e venceu por 4 a 3, em Barra Mansa. Um novo confronto ocorreu entre os dois times pelo triangular final da competição. Nova Iguaçu, Barra Mansa e Portuguesa-RJ se enfrentaram e apenas os dois melhores teriam chances de conquistar o acesso. No dia 24/7/1996, Nova Iguaçu e Barra Mansa se enfrentaram em Conselheiro Galvão (Madureira) e o empate de 1 a 1 beneficiou o time do Leão do Sul. Mais uma vez, Nova Iguaçu ficava pelo caminho e Barra Mansa prosseguia.

Resumindo, o histórico de confrontos entre Barra Mansa e Nova Iguaçu é de 7 jogos realizados, com 2 vitórias para cada equipe e 3 empates.

Nenhum comentário: