sábado, 14 de fevereiro de 2015

Há 61 anos, o Barra Mansa se sagrava campeão estadual do Rio de Janeiro

Em pé: Tonhão, Edgar, Espíndola, Silas, Carlinhos, Padeiro, Moacir, Mizinho e Mão de Onça. Agachados: Valdir, Edir, Zé Carlos, Russo, Xavier e Oraci.
No dia 14 de fevereiro de 1954, o Barra Mansa Futebol Clube conquistava o título de campeão profissional do campeonato estadual do Rio de Janeiro - o Campeonato Fluminense - ao vencer a equipe do Valenciano pelo placar de 1 a 0, em jogo realizado na cidade de Valença.

A caminhada até o título não foi fácil, pois o campeonato foi muito extenso, com 26 rodadas ao longo de 10 meses. Em formato pontos corridos, o Leão do Sul foi campeão por ter somado mais pontos juntando os dois turnos. O Barra Mansa obteve 18 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. 

Na época, a cidade do Rio de Janeiro era a capital do país e pertencia ao estado da Guanabara. Já o estado do Rio de Janeiro tinha como capital o município de Niterói. Sendo assim, havia duas competições estaduais distintas - o Campeonato Carioca (disputado pelas equipes da Guanabara) e o Campeonato Fluminense (disputado pelos clubes do estado do Rio de Janeiro).

O time do Leão do Sul contava com a seguinte equipe-base:  Zeca; Edgard e Moacir; Padeiro, Mizinho e Espíndola; Raimundinho, Edu, Zé Carlos, Russo e Pingo. E o treinador era Geraldo Maximiano Alves.

Menos de três meses depois, o Barra Mansa conquistaria mais um campeonato estadual - o Supercampeonato Fluminense - derrotando o Goytacaz por 1 a 0. Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Anônimo disse...

Espero que tomem vergonha na cara depois da sacanagem que fizeram com o Wilson Leite. Que paguem os salários dos jogadores, estrutura decente e que a diretoria não embolse o dinheiro das rendas dos jogos e da cota de TV. O Barra Mansa F.C não merece essa sacanagem que estão fazendo. Que a diretoria lute para melhorar as condições para o BM manter-se na elite do Carioca.

Anônimo disse...

Temos que divulgar para os canais de esporte como ESPN e Sportv e por que não para a Band e Globo.