quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Centenário do Barra Mansa Futebol Clube lembrado para reestruturar sede


Fonte: "www.barramansaonline.com.br"

Dia 15 de novembro o Barra Mansa Futebol Clube completa 100 anos de fundação e com a data, admiradores e diretoria planejam movimentar o marketing à procura da iniciativa privada ou pública para ativar as categorias do esporte amador e profissional.
Na sede própria da Rua Cristóvão Leal, 149, Centro, troféus e fotos ilustram o passado glorioso, tema de discussão dos encontros da comissão estruturada para reerguer o clube.
Entre os participantes, o aposentado Roberto Osório Fonseca, 68 anos, fala do período áureo, quando tinha dez anos de idade e assistia às partidas no campo ao lado de sua casa.
- Naquela época era o único divertimento das pessoas. Saía de casa e atravessava a rua para comemorar e torcer pelo clube – diz, comentando sobre o capitão Esperidião Geraidine, um dos grandes incentivadores. “Ele bancava todos os craques”.
Das lembranças, o vizinho da sede destaca o nome da cidade levado pelo clube nos melhores períodos.
“O BMFC reinou em todo o Vale do Paraíba. Hoje estamos licenciados da Federação Fluminense de Futebol e não temos atividades na sede, a não ser o sonho de voltar a atuar, por isso precisamos levantar o clube. Há cidades com menos expressão, participando da primeira divisão. Por que Barra Mansa não pode ter seu clube reativado?”
Dos troféus, o mais antigo é datado de 17 de junho de 1928, exposto na sede ao lado de um quadro com a foto de bi-campeão da Copa Vale do Paraíba.
“Professores voluntários que gostam do Barra Mansa Futebol Clube treinam equipes do Mirim e Infantil no Estádio da Colônia Santo Antônio, na Escolinha de Futebol. Lá está o que sobrou de quase cem anos de história” – lamenta Roberto próximo à Eunice da Silva Cassiano, viúva de Demétrio Cassiano há 25 anos, o popular Canga, roupeiro e massagista do time.
“Moro aqui há 41 anos e sempre recordo de quando os torcedores e admiradores freqüentavam o clube aos domingos quando era ao lado da Santa Casa e jogava no Profissional, para onde deve voltar com apoio de um patrocinador. Este é o nosso sonho” – disse emocionada a antiga cozinheira, atual zeladora do campo e funcionária da secretaria.
CONTATOS – Informações sobre a história do clube e formas de ajuda podem ser obtidas na secretaria, que funciona de segunda a sexta-feira, de 9 às 12 e de 13 às 17 horas ou através do telefone (24) 3322-5116.

Nenhum comentário: